A procura do nosso equilíbrio é determinante para alcançar a felicidade ou os momentos felizes, numa versão mais consensual entre os defensores de que não existem conceitos absolutos nesta matéria. Ser consciente, experienciar verdadeiramente a tranquilidade e bem-estar é uma conquista. Consegue-se praticando e insistindo na capacidade intrínseca que temos de saber desfrutar do presente em toda a sua envolvência e plenamente.
Parece algo metafísico, muito difícil de alcançar, mas não é! Viver o momento, libertando-se de obstáculos enraizados pelo passado, com positividade e sem ansiedade, é possível!
Já ouviu falar em Mindfulness? Certamente que sim!
Na raiz do movimento da “Atenção Plena”
“Atenção Plena” começou por ser a tradução de Mindfulness. Na realidade, é uma prática milenar e tem inspiração no budismo e no taoismo. Mas, foi o biólogo americano Jon Kabat-Zinn, nos finais dos anos 70, que, no âmbito da investigação científica sobre os efeitos da meditação na saúde, começou a ensinar técnicas contemplativas para pessoas com dor crónica nas costas e na cabeça. É assim que começa o Programa de Redução de Stresse baseado em Mindfulness (MBSR, na sigla em inglês). Foi, efetivamente, este programa pioneiro que fez abandonar o aspeto espiritual e chamar a atenção para a melhoria na qualidade de vida. Passados 50 anos, proliferam estudos, pesquisas e grupos de trabalho e várias abordagens que comprovam os diversos benefícios que o Mindfulness pode ter na promoção da saúde física e mental.
Sem vínculo a religiões, idades e estatutos sociais e económicos, hoje em dia, é considerado uma tendência em que a meditação e exercícios de respiração passam a fazer parte das rotinas, com o objetivo de saber lidar com o stresse, aumentando o foco e a produtividade.
Vamos conhecer um pouco melhor este fenómeno que conquista cada vez mais adeptos?
O que é o Mindfulness?
É, efetivamente, mais do que meditação. É o chamado estado mental de “atenção plena”, como dissemos acima, ou melhor, de concentração no presente.
É como se todos os sentidos conseguissem estar a trabalhar numa sintonia sensorial para viver cada momento com intenção e de forma consciente. O que é importante neste processo é o facto de não devermos ignorar os pensamentos e emoções. Pelo contrário, devemos aceitá-los à medida que acontecem, mas sem qualquer julgamento. Ao considerá-los como algo transitório e não com um caráter absoluto, será muito mais fácil lidar com algo menos positivo. É, de facto, uma alavanca para a nossa saúde mental!
Num artigo publicado na Revista Science, investigadores de Harvard afirmam que as pessoas passam cerca de 47% do tempo distraídas, com pensamento dispersos. A pesquisa faz coincidir os períodos de divagação com sentimentos de desânimo, aflição e insatisfação. E são estes mesmos sentimentos que podem afetar a saúde mental, com sintomas de ansiedade e depressão.
Os benefícios do Mindfulness
Estar num estado de perceção ativa e consciente tem inúmeros benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente. Dores crónicas, toxicodependência, transtornos de ansiedade, burnout e depressão podem ser tratados com a ajuda dos métodos e rotinas de Mindfulness, promovendo:
Redução e controlo da ansiedade;
Redução e controlo do stresse;
Qualidade do sono;
Aumento da sensação de calma e relaxamento;
Desenvolvimento da capacidade de memória;
Melhoria da autoestima;
Conhecimento das próprias emoções;
Aumento da criatividade;
Desenvolvimento da inteligência emocional;
Aumento na capacidade de concentração;
Aumento da capacidade cognitiva;
Atraso do envelhecimento do cérebro.
A Proficoncept acredita que o Mindfulness pode contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Marta Lopes é psicóloga e facilitadora de intervenções baseadas em Mindfulness (Programa de Redução de Stresse baseado em Mindfulness - MBSR, Still Quiet Place, Mindful Parenting, Mindful Schools, Finding Peace in a Frantic World, Acceptance and Commitment Therapy). Tem um percurso profissional muito enriquecedor, que vai desde a Terapia Familiar à Mediação de conflitos, do Coaching de vida e parental ao envolvimento em projetos de inclusão social e escolar. É formadora em diversas áreas do desenvolvimento pessoal e social. O contacto com o Mindfulness foi um ponto de viragem na sua vida pessoal e, posteriormente, na sua vida profissional.
Marta Lopes é formadora Proficoncept em Mindfulness e Mindfulness na Parentalidade. Duas formações que são verdadeiras lições de como pode encarar a sua vida de forma muito mais positiva!
Passe pelo nosso site para conhecer estas e outras formações!
Por que não nos contacta? Nós contamos-lhe tudo!
+351 968 450 911
(chamada com custo para a rede móvel nacional)
Comments