Proficoncept_envelhecimento_ativo.png

Envelhecimento Ativo
e Saudável

Atividades Várias

Equipa de formadores especializados

INTRODUÇÃO

 

Na Proficoncept, estamos empenhados em consciencializar as sociedades para a extrema importância das diretivas sociais e humanas promotoras do envelhecimento ativo e saudável! Em prol da promoção da qualidade de vida e do bem-estar, com a ajuda de estímulos e motivações cognitivas, físicas, psicológicas e anímicas, desenvolvemos um leque de atividades que nunca serão fechadas, rígidas e compartimentadas, acreditando sempre que há energia, entusiasmo e muitos sorrisos em qualquer idade!


Está no sítio certo!


Estamos aqui para dar mais qualidade de vida e dinâmica à terceira idade!

 


 

DETALHES

 

Atividades Presenciais

As nossas atividades "Envelhecimento Ativo e Saudável" podem englobar grupos de várias dimensões. Podem ser escolhidas por um determinado período de tempo, respeitando o calendário das Instituições, sejam estas lares, centros de dia, residências sénior, associações, entre outros. 

Envelhecimento_ativo_proficoncept.png

Máximas de Desenvolvimento 

Envelhecimento Ativo e Saudável

Estimular as condições físicas,
cognitivas e anímicas.


Prevenção, através de atividades,
de doenças do foro cognitivo e da
saúde mental.


Estratégias pró-ativas de
valorização pessoal, no
envelhecimento.


Exercício cognitivo, promoção da
socialização, prevenção da perda
das qualidades físicas que
promovem a maior autonomia
possível.

Continuada valorização e superação
individual pela aprendizagem.


Potenciar espaços de interesse,
cumplicidade de interesses e
confiança entre pares.


Despenalizar as atividades como
espaços exclusivos de lazer e
integrá-las na qualidade do dia-a-dia,
reconhecendo-lhes todas as
vantagens e necessidades na
validação de tempo de qualidade.

Proficoncept (1).png

A qualidade das emoções na
promoção do
bem-estar.

 

Temáticas de Desenvolvimento

Proficoncept.jpg

Tertúlia Musical com
atividades de Psicomotricidade


Exercícios de coordenação, flexibilidade, lateralidade e mobilização muscular, sentados em cadeiras. Motricidade grossa e fina. Música das décadas de 40/50/60: Cantores, temas, bandas, uma orientação
relacionada com as boas memórias, com os afetos e com a partilha. A música e as experiências individuais associadas servem como instrumento facilitador emocional para o bem-estar e para a interrelação das várias vivências, através da memória afetiva. Procura-se cultivar a qualidade da mobilidade, através de um ambiente favorável à descontração e felicidade.

Retrato Sênior

Conversas Fáceis

Conduzida por um psicoterapeuta, é uma atividade com controlo clínico sobre o impacto dos temas. Pretende-se criar um espaço de debate, de questionamento, de opinião, de troca, de partilha de convicções e de abertura para desenvolver temas que são inquestionáveis e intemporais, tenhamos a idade que tivermos. O que é o amor? O que é o tempo? O que é a liberdade? O que é a autonomia? O que é o respeito? O que é mais importante numa sociedade? O que é o direito à diferença? Conceitos, evoluções de conceitos, valores, princípios éticos e como nos situamos em relação aos temas. Abertura para comunicação da ideia e de defesa da mesma. Um espaço onde a opinião é ouvida e importa, livre de censura e de qualquer rótulo. Uma conversa transparente, onde não existe a preocupação do politicamente correto. Aqui debater a ideia está relacionado diretamente com o respeito pela diferença e pela identificação.

rolo de filme

Tertúlia Cinéfila
Os filmes da minha vida 

Filmes das décadas de 40/50/60: Visionamentos, debate de ideias e exercícios sobre a dramaturgia, os atores, a época, contexto histórico e outros. Trabalho da memória a longo prazo e ponte para temáticas associadas. As vivências dos participantes e a sua projeção à época. Contextualização da sua própria vida. Exercício cognitivo e sócio-afetivo.

Caderno

Escrita Criativa
As palavras que não nos faltam

Pretende promover o exercício da expressão escrita - uma atividade facilitadora da exposição emocional, com resguardo da não oralidade. Permite uma expressão de sentimentos ou convicções, que pode ser assinalada através da primeira pessoa ou ser ficcionada através da construção de personagens ou similares, remetidas para o “outro”. Exercícios de escrita com testemunhos, memórias ou mesmo a construção de formas como contos, artigos, crónicas, entre outros. Possibilidade de construção de uma “revista” ou “jornal”, sobre temáticas de interesse comum. Criações individuais ou coletivas a partir de temas ou ideias concertadas. Espaço completamente flexível para se adaptar a qualquer interesse relacionado com a expressão escrita. Não só a prosa, como a poesia, podem ser desenvolvidas em forma e conteúdo.

Leitura ao ar livre

Tertúlia Literária
Histórias de outro nas minhas emoções

 

Promoção da leitura de excertos de obras, como um espaço de evasão e imaginação. Leituras de vários géneros literários, leituras dramatizadas e interativa. Leituras de Cancioneiro. Leitura de letras de canções. Análise dos significantes e dos significados. A projeção das emoções e dos sentimentos a partir da obra escrita.

Casal Idoso

Clube de Teatro


O objetivo é abrir e criar um espaço de interrelação diferente. Exercícios de expressão dramática, de comunicação e confiança, ficcionando situações e personagens. Criação de histórias, promovendo o humor, construindo situações e personas que obedeçam ou a uma estrutura pré-concebida ou trabalhem situações de improviso. Apela à adaptação, à resposta imediata, concertada e é altamente facilitador do trabalho de equipa e respeito pela opinião ou desenvolvimento do outro. É um promotor de consensos e equilíbrios. Poderá, igualmente, trabalhar com objetivos de apresentação pública, ou não, em função do que ficar pré-determinado com o grupo de trabalho. No caso de haver apresentação pública, tanto podem trabalhar com pré-definição de calendário, como acompanharem o calendário anual. Exemplo: Preparação de um conto infantil para apresentarem às crianças familiares, no Dia Mundial da Criança.


Obs : Em instituições com outras faixas etárias da /na mesma instituição, podem fazer-se deslocações, em qualquer um dos sentidos, para promover a relação entre gerações.

Uma relação de confiança!

 

"Qual seria a sua idade se não soubesse quantos anos tem?"

Logo branco retangular (TRANSPARENTE).png

MAIS INFORMAÇÕES

 

Na Proficoncept, estruturamos formações e atividades em função de diagnósticos de
necessidades, procurando dinâmicas que, de forma direta e eficaz, vão ao encontro da prioridade dos seus parceiros. Os nossos parceiros contarão sempre com a flexibilidade, versatilidade e maleabilidade necessárias, que garantem os resultados pretendidos.

Não advogamos estratégias fechadas, rígidas e compartimentadas, mas antes acreditamos no exercício em rede de conhecimentos, que seja
pluridisciplinar e, acima de tudo, ajustado a todos os fatores que se pretendem promover,
sejam eles de aquisição de novas
competências, sociais ou afetivos.

Qualquer atividade proposta pressupõe um atento e responsável levantamento dos participantes no que concerne à idade, limitações e qualquer outro constrangimento. Todas as atividades serão estruturadas segundo as características pessoais dos participantes, não comprometendo a sua idoneidade física, psicológica e emocional. Defendemos a informação pluridisciplinar individual para uma melhor gestão coletiva.

Meios pagamento.png

CONDIÇÕES PAGAMENTO

À medida de cada orçamento, podemos ter condiçoes especiais!

Serviços Relacionados