Teatro Físico e do Improviso
Formação
Com Jaime Mears
INTRODUÇÃO
O Teatro Físico é sobre o corpo no espaço, comunicação e eficácia. O Improviso é a base de toda a criação artística original. Ter uma expressão integrada, espontânea e criativa. Trabalhar a confiança, competências de comunicação e narrativa. Jaime Mears tem uma vasta experiência e carreira internacional em Teatro, Cinema e Televisão e será a sua formadora.
Está no sítio certo!
Estamos aqui para valorizá-lo(a) pessoal e artisticamente!
DETALHES
Lisboa
Período: Brevemente
Idade: a partir dos 16 anos
Disponível no serviço de Consultoria e Coaching One-to-One.
A Proficoncept não tem qualquer tipo de intervenção direta ou indireta na operação de obtenção de crédito, não recolhe qualquer informação nesse sentido.
Descrição Geral
O Teatro Físico e do Improviso, é para todos aqueles que procuram ferramentas de criação ligadas ao movimento e à imaginação.
Dois métodos complementares, os Viewpoints (organizados pela bailarina Mary Overlie, no contexto interdisciplinar do Judson Church Theatre, nos EUA) e o Treino do Improviso (a partir das abordagens do Keith Johnstone e Philippe Gaulier), em que o jogo está no eixo entre estas duas propostas.
Irá permitir expandir repertório e fazer escolhas
artísticas mais ousadas!
Pretende-se desenvolver e sistematizar uma presença mais integrada, consciente e dinâmica.
O Teatro Físico é sobre o corpo no espaço, comunicação e eficácia. Trata-se de uma expressão integrada, espontânea e criativa.
A Improvisação é a base de toda a criação artística original. Trabalha a confiança, competências de comunicação e narrativa, oferece estratégias de tentativa e erro, abrindo portas para novas descobertas na performance. Esta formação privilegia uma expressão integrada, em que a criatividade e a expressão são trabalhadas para além da convenção do estereótipo e do medo do risco artístico.
Mensagem do formador
Jaime Mears
Jaime Mears, nasceu na Austrália e trabalha profissionalmente em Teatro, Cinema e Televisão na Austrália e em Portugal desde 1999. É licenciada pelo National Institute of Dramatic Art NIDA em Sydney. Em 2007, Jaime recebeu o Churchill Fellowship por excelência nas Artes Dramáticas, que a levou a Paris, Nova Iorque e ao Reino Unido para continuar a sua formação com Philippe Gaulier, Anne Bogart e a SITI Company, Keith Johnstone e Complicité.
MAIS INFORMAÇÕES
Este Curso é para mim?
A todos os que tenham interesse em Teatro com experiência profissional, amadora ou iniciantes. Destina-se igualmente a dançarinos, bailarinos, que queiram trabalhar a sua expressão nestas áreas, bem como a qualquer interprete das áreas artísticas (cantores, músicos, performers, etc). Para quem procure explorar ou versatilizar a comunicação física, a expressão física, o exercício da resposta imediata e a relação espaço-corporal.
Pode contar com esta formação para se sentir motivado(a) e atingir os seus objetivos.
Temos formações adaptadas às diferentes experiências pessoais e profissionais.
Com este curso irá
Trabalhar o desenvolvimento da formação pessoal e artística.
Receber um certificado da formação.
O certificado de formação físico tem um custo adicional de 5€.
Objetivos Principais
TEATRO FÍSICO
• Contornar o controle racional e hábitos psicológicos que produzem resultados contraídos ou previsíveis
- Tornando o corpo o foco da transformação e movimento, abdicando das tendências habituais de controle
- Desenvolver a escuta de corpo inteiro e aumentar sua perceção sensorial
- Estimular respostas cinestésicas instintivas do impulso físico, levando a decisões cénicas mais espontâneas
• Aprofundar o conhecimento experiencial do instrumento principal como performer, explorando todo o seu alcance, poder e poesia
- Familiarizar-se com um vocabulário físico prévio ao vocal
- Aumentar a consciência física, praticando vários pontos simultâneos de consciência física durante improvisações
- Ampliar a gama dinâmica da expressão corporal experimentando uma multiplicidade de escolhas físicas, incluindo o não natural ou habitual
• Usar uma nova caixa de ferramentas de vocabulário físico, amplitude expressiva e confiança nas próprias escolhas
- Aprender os princípios fundamentais de TEMPO e ESPAÇO no palco, experimentando ferramentas concretas de composição em cena
- Dar aplicação prática ao vocabulário, usando-o numa variedade de desafios criativos
- Compor autonomamente material teatral original
Resultados
Ao final de 4 sessões (12 horas) os participantes terão:
• Uma consciência aprofundada do seu corpo e o que ele comunica em movimento e quietude
• Uma presença mais confiante, integrada e criativa no palco
• Uso da escuta de corpo inteiro para alcançar rapidamente cumplicidade e coesão dentro do ensemble de atores
• Exploração de todo o vocabulário dos Viewpoints, usando corpos no tempo e no espaço para contar histórias no palco
• Ampliação do alcance físico e expressividade, explorando e integrando território menos natural ou habitual
• Conexão experiencial entre o corpo, mente e voz na performance
• Confiança nas capacidades de improvisar e compor material original em cena em torno de um tema ou história
• Domínio de algumas ferramentas composicionais concretas e composição em grupo de uma cena ou tema oriundo de uma obra teatral conhecida
Conteúdos Programáticos
-
Introdução
-
Formas de activação grupal
-
Fortalecimento do core e zona inferior do corpo
-
Espaço positivo e Espaço negative
-
Flow – escuta, receptividade, foco
-
Ser – percepção e consciência sensorial
-
Movimento – qualidades e estados de movimento
-
O Vocabulário dos Viewpoints
-
Tempo/Velocidade
-
Duração
-
Repetição/observação
-
Relação espacial
-
Forma
-
Topografia
-
Arquitetura
-
Improvisação em Ensemble
-
Trabalho com outros estímulos – música, texto, etc.
-
Exercícios de Arquitetura
-
4 quadrados
-
Topografia / Exercício do Percurso de Vida
-
Vinhetas de movimento
-
Improvisação sobre um tema
-
Texto e Movimento
-
Viewpoints vocais – Som e palavra no espaço
-
A respiração e o corpo no texto
-
Duetos
-
Composição
-
Exercícios de devising
-
Composição em grupos – pequena peça sobre um texto escolhido
IMPROVISAÇÃO
Objetivos Principais
• Libertar a imaginação e entender o erro como aprendizagem
- Reconhecer que as estratégias que nos protegem do erro são as mesmas que nos protegem da descoberta - Tornar o jogo o foco, libertando energia, prazer e desinibição
- Experienciar a imaginação sem limites
• Contornar o controle racional e hábitos psicológicos que produzem resultados previsíveis
- Tornando o corpo o foco da transformação e movimento, abdicando das tendências habituais de controle
• Usar uma nova caixa de ferramentas da improvisação tradicional (Keith Johnstone)
- Aprender os princípios fundamentais da improvisação (utilizando a abordagem do Keith Johnstone e John Wright)
- Desenvolver a escuta
- Aceitação de qualquer proposta
- Criação de relações claras em cena
- Princípios de construção de narrativa co-construída
Resultados
Ao final de 4 sessões (12 horas) os participantes terão:
• Confiança na sua contribuição imaginativa única como artista / performer
• Uma presença mais poderosa, integrada e criativa no palco
• Capacidade de fazer escolhas mais criativas no palco numa variedade de contextos de improvisação
• Uso da escuta e aceitação para alcançar rapidamente cumplicidade e coesão dentro do conjunto de atores
• Conhecimento dos fundamentos da Improvisação do Keith Johnstone
• Desenvolver melhores habilidades de narrativa
• Capacidade de improvisar em grupo
• Aplicação de status em cenas improvisadas
Conteúdos Programáticos
-
Introdução da Improvisação e o Vazio
-
Entrada no estado de jogo
-
Relação com erro
-
Como libertar espontaneidade e imaginação através da associação livre Keith Johnstone
-
“Yes, and” – importância de aceitação duma proposta
-
Narrativa
-
Plataformas
-
Obstáculos
-
Emoções
-
Status
-
Le Jeu (Philippe Gaulier)
-
Cumplicidade em grupo, em duo e a solo com o público
-
A importância do jogo para ativar o corpo
-
Jogo com ritmo
-
Lições do Palhaço - como utilizar a vulnerabilidade, inocência e vazio para ganhar presença em palco
Informações Adicionais
CERTIFICAÇÃO
Emitimos um certificado com o tema da formação e número de horas lectivas.
O certificado de formação físico tem um custo adicional de 5€.
REQUISITOS MÍNIMOS
Idade mínima 16 anos
Sem outros requisitos
MATERIAL NECESSÁRIO
CONDIÇÕES PAGAMENTO
OPORTUNIDADE
Quer pagar às prestações?
Roupa confortável.
Serviços Relacionados
Com JAIME MEARS. A partir dos 16 anos. Presencial. Também em Consultoria e Coaching.
Com ELSA VALENTIM. A partir dos 16 anos. Seguro incluído-Presencial.
Com FRED KLAUS. A partir dos 18 anos. Online Live. Horário PT/BR. Também em Consultoria e Coaching.
RITA ALAGÃO, CARLA CHAMBEL, RUI BAETA e JOÃO LOBATO DE FARIA. A partir dos 16 anos. Presencial.
Com RITA ALAGÃO. A partir dos 14 anos. Presencial. Também em Consultoria e Coaching.
Preparado para abraçar a incerteza e potencial ilimitado da improvisação? Alcance novos horizontes!