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Teatro Físico e do Improviso

 

Formação

Com Jaime Mears 

INTRODUÇÃO

 

O Teatro Físico é sobre o corpo no espaço, comunicação e eficácia. O Improviso é a base de toda a criação artística original. Ter uma expressão integrada, espontânea e criativa. Trabalhar a confiança, competências de comunicação e narrativa. Jaime Mears tem uma vasta experiência e carreira internacional em Teatro, Cinema e Televisão e será a sua formadora.


Está no sítio certo!


Estamos aqui para valorizá-lo(a) pessoal e artisticamente!

DETALHES

 

Lisboa

Período: Brevemente

Idade: a partir dos 16 anos

Disponível no serviço de Consultoria e Coaching One-to-One.

Sabia que pode

 pagar às prestações?

A Proficoncept não tem qualquer tipo de intervenção direta ou indireta na operação de obtenção de crédito, não recolhe qualquer informação nesse sentido.

Descrição Geral 

O Teatro Físico e do Improviso, é para todos aqueles que procuram ferramentas de criação ligadas ao movimento e à imaginação.

Dois métodos complementares, os Viewpoints (organizados pela bailarina Mary Overlie, no contexto interdisciplinar do Judson Church Theatre, nos EUA) e o Treino do Improviso (a partir das abordagens do Keith Johnstone e Philippe Gaulier), em que o jogo está no eixo entre estas duas propostas.

 

Irá permitir expandir repertório e fazer escolhas

artísticas mais ousadas!

 

Pretende-se desenvolver e sistematizar uma presença mais integrada, consciente e dinâmica.

O Teatro Físico é sobre o corpo no espaço, comunicação e eficácia. Trata-se de uma expressão integrada, espontânea e criativa.

A Improvisação é a base de toda a criação artística original. Trabalha a confiança, competências de comunicação e narrativa, oferece estratégias de tentativa e erro, abrindo portas para novas descobertas na performance. Esta formação privilegia uma expressão integrada, em que a criatividade e a expressão são trabalhadas para além da convenção do estereótipo e do medo do risco artístico.

 

Mensagem do formador

Jaime Mears

Jaime Mears, nasceu na Austrália e trabalha profissionalmente em Teatro, Cinema e Televisão na Austrália e em Portugal desde 1999. É licenciada pelo National Institute of Dramatic Art NIDA em Sydney. Em 2007, Jaime recebeu o Churchill Fellowship por excelência nas Artes Dramáticas, que a levou a Paris, Nova Iorque e ao Reino Unido para continuar a sua formação com Philippe Gaulier, Anne Bogart e a SITI Company, Keith Johnstone e Complicité.

Formação Teatro Fisico e do Improviso com Jaime Mears

MAIS INFORMAÇÕES

 

Este Curso é para mim?

 
Formação Teatro Fisico e do Improviso com Jaime Mears

A todos os que tenham interesse em Teatro com experiência profissional, amadora ou iniciantes. Destina-se igualmente a dançarinos, bailarinos, que queiram trabalhar a sua expressão nestas áreas, bem como a qualquer interprete das áreas artísticas (cantores, músicos, performers, etc). Para quem procure explorar ou versatilizar a comunicação física, a expressão física, o exercício da resposta imediata e a relação espaço-corporal.

Pode contar com esta formação para se sentir motivado(a) e atingir os seus objetivos.

Temos formações adaptadas às diferentes experiências pessoais e profissionais.

Com este curso irá

Trabalhar o desenvolvimento da formação pessoal e artística.

Receber um certificado da formação.

O certificado de formação físico tem um custo adicional de 5€.

Objetivos Principais

TEATRO FÍSICO

​• Contornar o controle racional e hábitos psicológicos que produzem resultados contraídos ou previsíveis


- Tornando o corpo o foco da transformação e movimento, abdicando das tendências habituais de controle


- Desenvolver a escuta de corpo inteiro e aumentar sua perceção sensorial


- Estimular respostas cinestésicas instintivas do impulso físico, levando a decisões cénicas mais espontâneas

• Aprofundar o conhecimento experiencial do instrumento principal como performer, explorando todo o seu alcance, poder e poesia


- Familiarizar-se com um vocabulário físico prévio ao vocal


- Aumentar a consciência física, praticando vários pontos simultâneos de consciência física durante improvisações

- Ampliar a gama dinâmica da expressão corporal experimentando uma multiplicidade de escolhas físicas, incluindo o não natural ou habitual

​• Usar uma nova caixa de ferramentas de vocabulário físico, amplitude expressiva e confiança nas próprias escolhas


- Aprender os princípios fundamentais de TEMPO e ESPAÇO no palco, experimentando ferramentas concretas de composição em cena


- Dar aplicação prática ao vocabulário, usando-o numa variedade de desafios criativos


- Compor autonomamente material teatral original

Resultados

Ao final de 4 sessões (12 horas) os participantes terão:


• Uma consciência aprofundada do seu corpo e o que ele comunica em movimento e quietude
• Uma presença mais confiante, integrada e criativa no palco
• Uso da escuta de corpo inteiro para alcançar rapidamente cumplicidade e coesão dentro do ensemble de atores
• Exploração de todo o vocabulário dos Viewpoints, usando corpos no tempo e no espaço para contar histórias no palco
• Ampliação do alcance físico e expressividade, explorando e integrando território menos natural ou habitual
• Conexão experiencial entre o corpo, mente e voz na performance
• Confiança nas capacidades de improvisar e compor material original em cena em torno de um tema ou história
• Domínio de algumas ferramentas composicionais concretas e composição em grupo de uma cena ou tema oriundo de uma obra teatral conhecida

Conteúdos Programáticos

  • Introdução

  • Formas de activação grupal

  • Fortalecimento do core e zona inferior do corpo

  • Espaço positivo e Espaço negative

  • Flow – escuta, receptividade, foco

  • Ser – percepção e consciência sensorial

  • Movimento – qualidades e estados de movimento

  • O Vocabulário dos Viewpoints

  • Tempo/Velocidade

  • Duração

  • Repetição/observação

  • Relação espacial

  • Forma

  • Topografia

  • Arquitetura

  • Improvisação em Ensemble

  • Trabalho com outros estímulos – música, texto, etc.

  • Exercícios de Arquitetura

  • 4 quadrados

  • Topografia / Exercício do Percurso de Vida

  • Vinhetas de movimento

  • Improvisação sobre um tema

  • Texto e Movimento

  • Viewpoints vocais – Som e palavra no espaço

  • A respiração e o corpo no texto

  • Duetos

  • Composição

  • Exercícios de devising

  • Composição em grupos – pequena peça sobre um texto escolhido

IMPROVISAÇÃO

Objetivos Principais

​• Libertar a imaginação e entender o erro como aprendizagem


- Reconhecer que as estratégias que nos protegem do erro são as mesmas que nos protegem da descoberta - Tornar o jogo o foco, libertando energia, prazer e desinibição
- Experienciar a imaginação sem limites

• Contornar o controle racional e hábitos psicológicos que produzem resultados previsíveis
- Tornando o corpo o foco da transformação e movimento, abdicando das tendências habituais de controle

• Usar uma nova caixa de ferramentas da improvisação tradicional (Keith Johnstone)
- Aprender os princípios fundamentais da improvisação (utilizando a abordagem do Keith Johnstone e John Wright)
- Desenvolver a escuta
- Aceitação de qualquer proposta
- Criação de relações claras em cena
- Princípios de construção de narrativa co-construída

Resultados

Ao final de 4 sessões (12 horas) os participantes terão:


• Confiança na sua contribuição imaginativa única como artista / performer
• Uma presença mais poderosa, integrada e criativa no palco
• Capacidade de fazer escolhas mais criativas no palco numa variedade de contextos de improvisação
• Uso da escuta e aceitação para alcançar rapidamente cumplicidade e coesão dentro do conjunto de atores
• Conhecimento dos fundamentos da Improvisação do Keith Johnstone
• Desenvolver melhores habilidades de narrativa
• Capacidade de improvisar em grupo
• Aplicação de status em cenas improvisadas

Conteúdos Programáticos

  • Introdução da Improvisação e o Vazio

  • Entrada no estado de jogo

  • Relação com erro

  • Como libertar espontaneidade e imaginação através da associação livre Keith Johnstone

  • “Yes, and” – importância de aceitação duma proposta

  • Narrativa

  • Plataformas

  • Obstáculos

  • Emoções

  • Status

  • Le Jeu (Philippe Gaulier)

  • Cumplicidade em grupo, em duo e a solo com o público

  • A importância do jogo para ativar o corpo

  • Jogo com ritmo

  • Lições do Palhaço - como utilizar a vulnerabilidade, inocência e vazio para ganhar presença em palco

Informações Adicionais 

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CERTIFICAÇÃO

Emitimos um certificado com o tema da formação e número de horas lectivas.

O certificado de formação físico tem um custo adicional de 5€.

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REQUISITOS MÍNIMOS

Idade mínima 16 anos

Sem outros requisitos

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MATERIAL NECESSÁRIO

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CONDIÇÕES PAGAMENTO

OPORTUNIDADE

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Roupa confortável.

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