Teatro do Improviso
Formação
Com Miguel Antunes
INTRODUÇÃO
A Improvisação é a base de toda a criação artística original.
Explorar a espontaneidade, de uma forma única e genuína, recorrendo aos princípios fundamentais do processo de Improvisação teatral é o grande objetivo desta formação.
Aprenda e divirta-se ao sabor da imaginação, desenvolvendo-se artística e pessoalmente, numa abordagem leve e descontraída na descoberta de si mesmo, do outro e do palco!
Está no sítio certo!
Estamos aqui para valorizá-lo(a) pessoal e artisticamente!
DETALHES
Lisboa
Período: Brevemente.
Idade: a partir dos 16 anos
Disponível no serviço de Consultoria e Coaching One-to-One.
A Proficoncept não tem qualquer tipo de intervenção direta ou indireta na operação de obtenção de crédito, não recolhe qualquer informação nesse sentido.
Descrição Geral
“Há histórias que os corpos guardam”. E, nesta formação, vamos dar-lhes vida através de uma série de jogos e exercícios individuais e de grupo. Com esta envolvência confortável e descontraída, os participantes terão oportunidade se desenvolver e ganhar competências em diferentes vertentes: Pessoal, Social, Corpo, Palavra, Espaço e Criatividade.
Há séculos que a improvisação faz parte das artes cénicas, nomeadamente no Teatro, completando hoje o currículo de grande parte das escolas de formação Teatral.
Além de ser uma forma de entretenimento divertida e dinâmica, a improvisação no teatro é, de facto, uma ferramenta valiosa para a formação de atores. Ajuda a melhorar a capacidade de escuta atenta, a resposta rápida a estímulos e a criação de personagens autênticas em tempo real. Também ensina os atores a lidar com situações inesperadas no palco e a superar o medo do desconhecido.
Ampliando as suas competências de interpretação e comunicação, esta formação terá naturalmente impacto noutras áreas da sua vida, podendo contribuir tanto para o seu desenvolvimento artístico como para o aprofundar das suas relações pessoais e profissionais.
Tudo isto e muito mais pela mão, pela voz, pelo corpo... Do experiente e reconhecido ator, encenador e formador, Miguel Antunes!
São cumpridas todas as normas reguladas pela DGS, no que respeita à Higiene e Segurança, tanto dos espaços físicos como da interação entre os formandos e os formadores.
Miguel Antunes
Ator, encenador e formador, Miguel Antunes estudou na École Philippe Gaulier, em Londres, e na École Supérieure de l’Art de la Marionnette, em Charleville-Mézières, França. Foi membro fundador do Colectivo SOPA Produções, onde desenvolveu atividade como ator, encenador e diretor de 1998 a 2005. Nos últimos anos, tem trabalhado sobretudo como ator, com várias coautorias e colaborando na escrita e dramaturgia dos espetáculos.
MAIS INFORMAÇÕES
Este Curso é para mim?
A todos os que tenham interesse em Teatro com experiência profissional, amadora ou iniciantes. Destina-se igualmente a dançarinos, bailarinos, que queiram trabalhar a sua expressão nestas áreas, bem como a qualquer intérprete das áreas artísticas (cantores, músicos, performers, etc). Para quem quer agarra o desafio e os benefícios do improviso, com ou sem experiência nesta arte, esta formação pode ser a ideal!
Pode contar com esta formação para se sentir motivado(a) e atingir os seus objetivos.
Temos formações adaptadas às diferentes experiências pessoais e profissionais.
Com este curso irá
Trabalhar o desenvolvimento da formação pessoal e artística.
Receber um certificado da formação.
O certificado de formação físico tem um custo adicional de 5€.
Objetivos Principais
TEATRO DO IMPROVISO
Pessoais
Os exercícios desenvolvidos vão permitir aos participantes olharem para si próprios e consciencializarem-se dos seus pensamentos, emoções e comportamentos, desenvolvendo:
-
Confiança e autoaceitação
-
Concentração
-
Capacidade de adaptação a novas circunstâncias
-
Consciência do pensamento
-
Consciência dos pontos fortes e das áreas em que têm oportunidade de desenvolvimento
-
Sentido de humor
Sociais
Os participantes vão desenvolver competências e adquirir maior compreensão do que é necessário para trabalhar eficazmente em conjunto, desenvolvendo:
-
Confiança com os membros da equipa
-
Maior capacidade de criar e manter relações
-
Capacidade de análise de outros pontos de vista
-
Capacidade de aceitar as ideias e os pontos de vista dos outros
-
Capacidade de inter-relação em prol do grupo
Corporais
A improvisação estimula a consciência do próprio corpo, a forma como se move no espaço e a leitura da linguagem corporal dos outros, desenvolvendo:
-
Confiança através da expressão física
-
Capacidade de comunicar de forma não-verbal
-
Capacidade de estabelecer relações não-verbais
-
-Capacidade de se integrar fisicamente e de se sentir confortável em diferentes ambientes
Áreas de Trabalho
A Palavra
A improvisação transmite competências de comunicação essenciais que têm um efeito positivo na vida quotidiana. Desenvolve a capacidade narrativa através de:
-
Criação de histórias que se ligam diretamente às suas emoções e pensamentos
-
Escuta empática na compreensão do outro
-
Desenvolvimento da expressão mais eficaz
O Espaço
Na improvisação, os alunos criam objetos e ambientes imaginários. O espaço cénico implica partilha. É necessário desenvolver:
-
Consciência do espaço
-
Capacidade de criar e partilhar o foco no espaço
-
Capacidade de criar objetos e ambientes imaginários no espaço
-
Capacidade de manter objetos imaginários durante o momento criativo
Criatividade
A improvisação estimula a criatividade, a flexibilidade mental e a capacidade de raciocínio de várias formas, desenvolvendo:
-
Imaginação e a capacidade de gerar novas ideias
-
Espontaneidade e capacidade de apresentação com controlo de ideias pré-concebidas
-
Capacidade de correr riscos, ultrapassar o medo do fracasso e ser julgado
-
Capacidade para aceitar e explorar a ambiguidade e as diferentes formas de atuar
-
Capacidade de aceder à sua intuição e confiar nos seus instintos criativos
-
Capacidade de estar aberto a outras ideias, apoiá-las e desenvolvê-las
-
Habilitação para resolver problemas de formas novas e diferentes
Conteúdos Programáticos
-
O Impulso e a Espontaneidade
-
O Foco - estar presente no momento através do jogo
-
A Escuta - atenção à minha ação e à dos outros
-
As Emoções como material para o jogo cénico
-
A Vulnerabilidade e Presença
-
A Leitura do Ambiente - ação/reação
-
Cumplicidade - Criação de ligação verdadeiras em duetos, em grupo, com o público
-
Hierarquia - consciência das relações em cena e como jogar
-
Aceitar propostas - Sim, e…
-
Criar e bloquear propostas - tomada de opções
-
O “Erro”- não é algo a evitar, é sim matéria preciosa para a criação
-
O Vazio - pontos de partida para a improvisação
-
A Livre Associação - caminho para libertar a espontaneidade
-
Narrativa e a Dramaturgia - Princípios básicos
-
O Jogo - a sua importância no processo criativo e como lá chegar
-
O Prazer de estar em palco
-
A Confiança em cena
Informações Adicionais
CERTIFICAÇÃO
Emitimos um certificado com o tema da formação e número de horas lectivas.
O certificado de formação físico tem um custo adicional de 5€.
REQUISITOS MÍNIMOS
Idade mínima 16 anos
Sem outros requisitos
MATERIAL NECESSÁRIO
CONDIÇÕES PAGAMENTO
OPORTUNIDADE
Quer pagar às prestações?
Roupa confortável.
Serviços Relacionados
Com JAIME MEARS. A partir dos 16 anos. Presencial. Também em Consultor...
205 eurosCom ELSA VALENTIM. A partir dos 16 anos. Seguro incluído-Presencial.
199.50 eurosCom FRED KLAUS. A partir dos 18 anos. Online Live. Horário PT/BR. Tamb...
390 eurosCarregando disponibilidade...
Carregando disponibilidade...
Carregando disponibilidade...
Com RITA ALAGÃO. A partir dos 14 anos. Presencial. Também em Consultor...
270 eurosCarregando disponibilidade...
Preparado para abraçar a incerteza e potencial ilimitado da improvisaç...
226 eurosCarregando disponibilidade...
Carregando disponibilidade...
Com o Rui Baeta. A partir dos 16 anos. Presencial. Também em Consultor...
205 eurosCarregando disponibilidade...