Sabe gerir o seu tempo?

Sempre a correr, com tarefas que se sobrepõem, sem ter tempo para si e para a sua família… Acha que faz sentido? Na realidade, pensa que está a fazer tudo bem e o que quer mesmo é conseguir esticar as 24 horas do dia.


Pois, temos más notícias! Isso não é possível! O que pode tentar fazer é uma correta gestão do seu tempo, de trabalho e também de descanso. Fique por aqui, vamos contar-lhe tudo!

Não é tão fácil como parece, nós sabemos. Saber gerir melhor o seu tempo implica rigor, compromisso e disciplina. Mas, se optar por planear e controlar quanto tempo gasta nas suas atividades diárias, vai conseguir executá-las num período mais curto, aumentando a produtividade e eficiência e reduzindo a ansiedade e o stresse. Parece uma boa estratégia, certo? Será que é desta que vai começar a ir ao ginásio?




Vamos dar-lhe 5 grandes dicas que farão toda a diferença no seu dia de trabalho:


1. Comece pelos objetivos

Os seus objetivos para um dia de trabalho têm de ser atingíveis e mesuráveis. Não podemos estabelecer metas inalcançáveis e estar sempre em esforço, sem sucesso. No final, acaba por perder o controlo, a qualidade de trabalho baixa e tem de lidar com a frustração.


2. Trabalhe por prioridades

Prioritizar é também uma tarefa e tem de ser feita com base na urgência e importância.

Este esquema vai, com certeza, ajudá-lo!

· Importante e urgente: Executar as tarefas imediatamente.

· Importante, mas não urgente: Decida quando deverá executá-las.

· Urgente, mas não importante: Se for possível, delegue (algo muito importante que vai facilitar o seu dia)

· Não urgente e não importante: fica para mais tarde.

"Se o seu trabalho é comer um sapo, é melhor fazê-lo logo de manhã. E se o seu trabalho é comer dois sapos, é melhor comer o maior primeiro". Mark Twain


Eat That Frog é um método de produtividade desenvolvido pelo consultor de produtividade Brian Tracy, autor do livro Comece pelo mais difícil – 21 maneiras de superar a preguiça e se tornar altamente eficiente e produtivo. Ter-se-á inspirado na frase de Mark Twain.


3. Cada tarefa com uma duração definida

Definir tempos para concluir cada tarefa é determinante para o seu foco e eficiência. Ao fazer este planeamento, consegue antever se vai haver problemas e pode reagir.


4. Atenção aos intervalos

Os intervalos entre tarefas são muito importantes! Por vezes, bastam 5 minutos para evitar um desgaste físico ou mental. Na realidade, o cérebro humano só consegue concentrar-se continuamente por cerca de 90 minutos. A capacidade de concentração não é inesgotável! Estes intervalos vão reenergizá-lo e melhorar a sua produtividade. Por exemplo, é essencial fazer um intervalo entre tarefas de caráter intelectual ou criativo e outras mais burocráticas. Mas, disciplina, não se deixe levar pela tentação de conversas longas e pelo scroll excessivo nas redes sociais.


5. Planeamento e organização

A chave para o sucesso! Nem tente começar o seu dia de trabalho sem ter uma lista organizada de tarefas. Antes de acabar o seu dia de trabalho, olhe para a sua agenda (sim, ter uma agenda é essencial!) e crie uma lista das tarefas mais urgentes para o dia seguinte. Quando chegar ao escritório já sabe por onde começar!


Agora, falemos de outra estratégia que ainda tem muito preconceito associado: Saber dizer Não!



Se não aprender a dizer não, será difícil ter uma boa gestão do seu tempo. Temos de ter consciência dos timings e dos nossos limites. Não hesite em dizer não a algumas tarefas que podem desviá-lo daquelas que são verdadeiramente importantes. Por outro lado, se chegar à conclusão que um projeto que assumiu não está a ter os frutos que perspetivou, o mais sensato é desistir e partir para outro!



A procura incessante do perfeccionismo leva… A lado nenhum! Ser produtivo e eficiente não é ser perfeccionista. Não há verdades absolutas, mas perder demasiado tempo nos detalhes vai castigar o seu dia! Exigências superlativas consigo e com os outros são desgastantes. Estará sempre focado no seu grau de incapacidade e o nível de frustração será sempre elevado.


Estas são apenas breves palavras sobre o que significa uma melhor gestão do seu tempo.

Já conhece a Masterclass “Gerir o tempo: Produtividade, Organização e Planeamento” com Luísa Caiano?


Aprender a gerir melhor as suas horas de trabalho e também de descanso é muito importante! Com esta Masterclass, vai conhecer as melhores técnicas de organização, de gestão de conflitos de tarefas e de criação de rotinas. Ganhar qualidade de vida, em casa e no trabalho, é algo que todos nós devemos ambicionar.


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