Envelhecer a sorrir

Sorrir pode até causar rugas, mas faz muito bem à saúde! Rugas de expressão todos as temos, mas não é dessas de que vamos falar aqui.





Por mais que queiramos escapar aos efeitos da idade não há volta a dar. Envelhecer é uma realidade imutável. A forma como cada um de nós escolhe e deve envelhecer é que tem de ser o foco. Qualidade e atividade, conforto e bem-estar devem fazer sempre parte do processo de envelhecimento. A aceitação de todo o processo físico e mental também está na equação. Há boas notícias no meio de toda esta temática: vivemos mais anos e podemos fazê-lo com mais qualidade, sempre integrados na comunidade!


Conceito de envelhecimento ativo


A Organização Mundial de Saúde – OMS refere-se ao conceito de envelhecimento ativo como um “processo de otimização de oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem”.

É importante reconhecer que, apesar da idade, as pessoas não se tornam automaticamente necessitadas de todos os cuidados. Há muito por explorar em cada faixa etária e o direito à individualidade e respeito pela vontade são obrigatórios!


No conceito de envelhecimento ativo:


  • Há a estimulação cognitiva, psicológica e anímica.

  • Pretende-se prevenir, através de diversas atividades, doenças do foro cognitivo e da saúde mental.

  • Insiste-se na importância de uma alimentação mais rica em fruta, legumes, fibras e peixe, com pouco sal e pouco açúcar, sem abuso de bebidas alcoólicas ou outras substâncias nocivas.

  • Valorizam-se estratégias pró-ativas de valorização pessoal.

  • Promove-se a socialização, essencial na prevenção da perda das qualidades físicas que potenciam a maior autonomia possível.

  • Há uma continuada valorização e superação individual pela aprendizagem.

  • Potencia-se espaços de interesse, cumplicidade e confiança entre pares.

  • Eleva-se as atividades como espaços exclusivos de lazer, integrando-as na qualidade do dia-a-dia, reconhecendo-lhes todas as vantagens e necessidades na validação de tempo de qualidade.


A verdade é que as pessoas não devem ser postas de lado e serem consideradas como improdutivas. Tem de se assumir que há uma responsabilidade individual e intrínseca mas também social de estimular e ajudar a população idosa neste contexto. Um cenário de interdependência, complementaridade e solidariedade entre gerações é o ideal para fazer valer o conceito de envelhecimento ativo e saudável.


Alguns dados demográficos


Estamos a assistir a uma verdadeira revolução demográfica!

  • Globalmente, o grupo de pessoas com 60 ou mais anos está a crescer a uma rápida velocidade, mais do que em qualquer outra faixa etária. Entre 1970 e 2025, estima-se um crescimento na ordem dos 223%, o que significa 694 milhões de idosos. Em 2025, existirá um total de aproximadamente 1,2 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos. Até 2050 haverá dois mil milhões, sendo 80% nos países em desenvolvimento.

  • O envelhecimento de uma população está intimamente ligado à diminuição do número de crianças e jovens e ao aumento do número de pessoas com 60 ou mais anos. À medida que a população vai envelhecendo, a pirâmide populacional triangular de 2002 será substituída por uma estrutura mais cilíndrica em 2025. Veja abaixo.

  • A diminuição das taxas de fertilidade e, consequentemente, natalidade, a par de um aumento da longevidade, refletem-se neste envelhecimento de que falamos.

Fonte: relatório Nações Unidas.





O foco Proficoncept


A Proficoncept está empenhada em implementar diversas estratégias para um envelhecimento ativo e saudável!


No âmbito das artes e da cultura, desenvolvemos atividades para Residências Sénior e outros espaços para a Terceira Idade, como seja Lares, Casas de Repouso, Centros de Dia, Associações de Terceira Idade, entre outros.


Não advogamos estratégias fechadas, rígidas e compartimentadas, mas antes acreditamos no exercício em rede de conhecimentos, que seja pluridisciplinar e, acima de tudo, ajustado a todos os fatores que se pretendem promover, sejam eles de aquisição de novas competências, sociais ou afetivos.


Uma relação de confiança, sempre com criatividade:


- Tertúlia Musical com atividades de psicomotricidade


A música e as experiências individuais associadas servem como instrumento facilitador emocional para o bem-estar e para a interrelação das várias vivências, através da memória afetiva.


- Tertúlia Cinéfila Os filmes da minha vida”


Filmes das décadas de 40/50/60: visionamentos, debate de ideias e exercícios sobre a dramaturgia, os atores, a época, contexto histórico e outros.


- Tertúlia Literária: Histórias de outro nas minhas emoções


Promoção da leitura de excertos de obras, como um espaço de evasão e imaginação.


- Escrita Criativa: As palavras que não nos faltam


Entender a escrita como uma atividade facilitadora da exposição emocional, com resguardo da não oralidade. Permite uma expressão de sentimentos ou convicções, que pode ser assinalada através da primeira pessoa ou ser ficcionada.


- Conversas Fáceis


Conduzida por um psicoterapeuta, é uma atividade com controlo clínico sobre o impacto dos temas. Pretende-se criar um espaço de debate, de questionamento, de opinião, de partilha.


- Clube de Teatro


Exercícios de expressão dramática, de comunicação e confiança, ficcionando situações e personagens. Criação de histórias, promovendo o humor, construindo situações e personas que obedeçam ou a uma estrutura preconcebida ou trabalhem situações de improviso.

E há muito mais para saber. Por que não nos contacta?


Envie-nos um email para geral@proficoncept.pt ou ligue-nos para o número +351 968 450 911.


Envelhecer com qualidade, bem-estar e saúde tem de ser para todos!


O nosso parceiro Ferreira da Cunha Saúde está com a Proficoncept neste compromisso. Trata-se de uma empresa prestadora de serviços clínicos, bem-estar e de cuidados especializados integrados ao domicílio. O seu objetivo é facilitar o acesso a cuidados de saúde e bem-estar, indo ao encontro dos utentes para que possam tratar, prevenir e otimizar a sua saúde sem terem de se deslocar. Conheça melhor o nosso Ferreira da Cunha Saúde aqui.


Todos juntos, Somos a Proficoncept!


#proficoncept #envelhecimentoativo #consultoria #atividadesparaaterceiraidade #idosos

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo