top of page

As linguagens da arte visual

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Qualquer forma de expressão artística é comunicação, tem mensagem, gera emoção e dá azo a múltiplas interpretações. Seja bem-vindo à arte visual! Rececionar a obra através da visão, apreciá-la através da observação para poder ser compreendida e analisada é, de facto, o elemento comum às suas enumeras manifestações artísticas. Fica connosco neste passeio cheio de criatividade?





Do mais clássico à expressão digital contemporânea


A disrupção faz originalmente parte de uma expressão artística. É dos rompimentos com os estereótipos, a fuga dos cavaletes e a rejeição ao academicismo são apenas exemplos, que nascem novas tendências e posturas criativas. Do grafite às projeções feitas com arte computadorizada, artistas multimédia proliferam nas plataformas, numa nova fase da arte contemporânea onde se assiste à explosão da esfera digital.


Em qualquer uma das artes visuais, experiencia-se diferentes abordagens que resultam em impactos diversos no público. Desde a performance mais fiel à essência de cada tipo de arte visual à suas formas híbridas onde se misturam estilos e técnicas.



Qual é a sua forma de arte visual preferida?


  • Desenho e Pintura

É, sem dúvida, talvez o tipo de arte visual mais conhecido e reconhecido na história da arte. A pintura pode ser definida como a técnica de empregar pigmento líquido a uma superfície. A cor assume o destaque, com matizes, tons e texturas. Papel, tela, murais podem ser os suportes. O desenho identifica-se mais com os materiais secos. Mas, atualmente, tudo pode ser comentado de forma mais lata, tendo em conta a variedade de experiências entre diferentes meios e o uso da tecnologia digital.

Já conhece as formações Proficoncept de Desenho e Pintura com João Feijó?



  • Fotografia

A fotografia nem sempre foi reconhecida como arte. Quando surgiu (em meados do século XIX) era vista mais como uma forma mecânica de reprodução da “realidade”. Mas, ao longo do tempo, foi impossível recusar o potencial artístico do domínio da cor, textura, luz e sombra através da lente.

Jorge Manuel Duarte Alves é consultor de fotografia e Photoshop na Proficoncept!



  • Escultura

É também tradicionalmente uma arte visual. Dar forma aos mais variados materiais é o veículo da mensagem criativa. Modelagem, entalhe, madeira ou mármore… Nesta categoria, não é o só a visão que é o sentido estimulado. O tato também pode sê-lo!



  • Instalações

A obra onde o próprio espaço é o suporte. Criação de ambientes onde, na sua grande maioria, é estimulada a interação do público.

Assim, as instalações conseguem aliar, além da linguagem visual, outras sensações, despertando sentidos como o tato, a audição e até mesmo o olfato.



  • Audiovisual

Filmes, séries, novelas, animações e videoarte - visão e audição a absorver toda a dinâmica criativa! Integrando diferentes géneros e estilos, tem a maior capacidade de chegar a todos e satisfazer os diversos gostos do público.



  • Arquitetura

A construção com preocupação plástica e estética. Muito facilmente reconhecemos edifícios que são verdadeiras obras de arte e que ficam enraizados na história de um país. Construções habitacionais, museus, aeroportos, teatros, cinemas… Muitos arquitetos são visionários e as formas que escolhem, para além da missão genuína da arquitetura de beneficiar a sociedade, são exemplos muito fidedignos do que é a arte visual.


Conhece o Templo de Lótus, em Nova Deli, Índia?
É uma obra do arquiteto Fariborz Sahba e foi erguido para uma religião monoteísta chamada de Fé bahá’í.



Artes visuais na educação


As artes visuais são um potente estímulo nas várias etapas do desenvolvimento das crianças.

Trabalhar a criatividade e a imaginação, adquirir novas habilidades e formas de olhar o mundo é deveras essencial num crescimento que alarga horizontes.

Não se trata de valorizar o lado estético, procura-se, com os diferentes materiais, promover a liberdade no ato de experimentação artística.


Na Proficoncept, a arte e a cultura estão no centro das nossas propostas formativas. A criação artística é um dos patamares mais elevados de desenvolvimento pessoal e pode ser transversal a muitos contextos profissionais. Conhecimento, oportunidade e criatividade são máximas que se exploram nas melhores condições - aquelas que uma formação de topo exige!


Conheça as nossas formações aqui.



Por que não nos contacta? Nós contamos-lhe tudo!

+351 968 450 911

(chamada com custo para a rede móvel nacional)



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page