top of page

Em cena

Atualizado: 24 de jul. de 2023

É mais do que dar vida a uma história, é dar corpo ao texto, explorar física e psicologicamente as personagens, envolver o público numa experiência de várias dimensões que implicam a temática imagética, a linguagem verbal e não-verbal, os jogos teatrais, os sentidos e a imaginação… Em cena, está todo um universo de sensibilidade artística em que o ator é quem estabelece publicamente a relação entre o texto, as diretivas do encenador/realizador e a perceção do espetador.





Breve introdução à arte cénica


As artes cénicas ou artes performativas são aquelas que têm lugar num espaço (palcos, salas de espetáculo, praças, ruas, palcos improvisados) e traduzem-se em expressão artística para transmitir a mensagem a um público. Podemos distinguir como principais géneros de arte cénica:

  • Teatro

O teatro é a arte cénica mais antiga e tradicional. Com origem na Grécia Antiga, o teatro grego inaugurou os primeiros palcos nas arenas. Entre os seus diferentes géneros, os dois grandes pilares de representação são a tragédia e a comédia.

A tragédia é um reflexo representativo da paixão e interesse humanos. O retrato de um povo e de uma sociedade, através do drama de um herói cujo conflito invoca o sentimento.

A comédia é uma representação satírica da vida quotidiana e ações humanas. Tem, sem dúvida, um objetivo moral, através do ridículo do contexto social e político.

  • Ópera

A ópera implica um enredo dramático, combinando a música instrumental e o canto. Toda a encenação gira em torno da música. Tendo por base a criação de uma plena sintonia entre a música e o teatro, a ópera remonta às tragédias gregas e aos cantos carnavalescos italianos do século XIV.

  • Dança

A dança é uma das mais importantes artes cénicas. O corpo em movimento, ensaiado ou improvisado, é o grande protagonista. No Antigo Egito, já se realizavam as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança estava ligada aos jogos, principalmente aos olímpicos.

  • Circo

A apresentação circense é uma manifestação artística muito plural. O corpo também assume grande destaque, havendo sempre latente um processo de construção de dramaturgia. O primeiro grande circo de que se tem conhecimento foi o Circus Maximus, construído por volta do século IV a.C. durante a Roma Antiga.


“A cena quem é de cena”


O encenador, o cenógrafo e o figurinista, som, luz, produção, representação… O conjunto de profissionais que compõem a ficha técnica de um espetáculo teatral é determinante para o sucesso do mesmo.


Mas falemos sobre o Acting e sobre essa capacidade que o ator tem de explorar e experienciar processos psicológicos na construção da personagem.


O trabalho do ator


“O ator vive, ele chora, ele ri em cena, mas ao chorar e rir, ele observa o seu riso e suas lágrimas. É nesta dualidade da vida, neste equilíbrio entre vida e atuação que está a arte.”

Num trabalho entre a vivência, a ação e a emoção, o ator cria a personagem, dando-lhe sempre a autenticidade e mostrando o plano de reflexão artística.


Conceitos e técnicas de representação tornam-se nas ferramentas que o ator usa nesta dinâmica muito subjetiva e que resulta grande parte das vezes em catarse. Entre os métodos contemporâneos e os clássicos, podemos enumerar a substituição, "como se", a memória dos sentidos, a memória afetiva e o trabalho com animais (todos desenvolvidos inicialmente por Stanislávski).


É nos mecanismos de expressão do corpo e das palavras que se centra o Acting. E é sobre esse o momento em que o ator e o espetador se encontram, porque a mensagem foi bem recebida, que assenta todo o trabalho.


A arte cénica faz parte do ADN Proficoncept. Entre as formações de Teatro, Oficinas de Interpretação e Oficina para Comédia, a química da representação trabalha-se nas suas diferentes vertentes, com o suporte dos melhores profissionais, com ferramentas e técnicas sustentadas. Um verdadeiro laboratório de atuação!





Saiba tudo no nosso site! Conheça as formações, os formadores e as diferentes áreas dentro desta temática em Consultoria e Coaching One-To-One.


Marcamos encontro?



Por que não nos contacta? Nós contamos-lhe tudo!

geral@proficoncept.pt

+351 968 450 911

(chamada com custo para a rede móvel nacional)



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page