top of page

A arte da encenação

Atualizado: 20 de jul. de 2023




Sim, sem dúvida, encenar é uma arte, é um processo complexo e dinâmico que requer um profundo entendimento da arte teatral. E o encenador é o maestro do palco, que trabalha a criatividade, faz um planeamento organizado e executa o projeto de forma rigorosa.

Sejam bem-vindos a mais um artigo de bastidores, onde se revelam curiosidades e se reflete sobre cada área de expressão artística. Estamos em palco, no teatro, e há um espetáculo para encenar!



O que é a encenação


A encenação é a arte de criar um ambiente visual e espacial dinâmico e envolvente que aprimora a narrativa e o impacto emocional de uma produção teatral.

No teatro, a encenação envolve a coordenação de muitos elementos diferentes, incluindo iluminação, som, cenografia, atores, guarda-roupa…. É o arranjo que se dá a todos estes meios de interpretação cénica que vai fazer destes um todo e é esse todo que se edifica no processo de encenação.



Porque a história ajuda a perceber…


Só na segunda metade do século XIX é que se começa a usar o conceito de “encenação”. Nesta época, o encenador passa a assumir a responsabilidade maior do espetáculo. É ele que vai criar a “ordem” desejada e fazer desenvolver o trabalho de todos os intervenientes em palco.


Antes disso, podia haver um ensaiador ou, às vezes, o ator principal era quem ficava encarregado dessa função.


À medida que o espetáculo foi-se diversificando, e com a própria segmentação e mudança dos públicos, a descrição de que o encenador só teria de planificar e acompanhar os movimentos dos atores e das luzes começa a ficar aquém. São possíveis múltiplas interpretações do texto e, assim, o céu passa a ser o limite! A pessoa que é o manipulador central assume também a ribalta a passa a ter mais protagonismo.



Encenar um espetáculo ao vivo será sempre um desafio. Porquê?


Já vimos que a envolvência criativa e emocional é enorme, mas foquemo-nos em algo mais concreto:


  • Uma plateia ao vivo é sempre mais desafiante, até pelas considerações práticas, como a visibilidade e segurança do público. Equilibrar a visão artística com este tipo de preocupações é muito importante. A encenação deve ser projetada para atender às necessidades tanto dos artistas quanto do público, com atenção cuidadosa às linhas de visão, à acústica e disposição das cadeiras, por exemplo.


  • Encenar também envolve criar uma atmosfera dinâmica e cativante que atrai o público para a performance. Isso requer um profundo entendimento da psicologia da plateia e a habilidade de criar uma sensação de intimidade e ligação entre os artistas e o público.


  • Porque exige a capacidade de adaptação a situações inesperadas, como por exemplo as dificuldades técnicas, lesões de atores ou interrupções do público. O encenador e a técnica devem ser capazes de pensar rapidamente e tomar decisões ágeis para manter o espetáculo em andamento de forma suave sem perturbar toda a experiência teatral.


E quanto às competências de um encenador, o destaque vai para…


Quando feita com excelência, a encenação pode elevar uma produção teatral a níveis únicos e criar uma experiência emocional poderosa tanto para os artistas quanto para o público. Um encenador está sempre em cena, com:


  • Conhecimento teatral: Um bom conhecimento da história e da teoria do teatro, bem como uma compreensão profunda das técnicas de representação, encenação, iluminação, som e cenografia é essencial.


  • Poder de comunicação: Deve ser capaz de comunicar efetivamente com a equipa técnica e os artistas, transmitindo a sua visão de forma clara e concisa. Também deve ser capaz de ouvir e responder a críticas.


  • Visão artística: Ter uma forte visão artística é ser capaz de conceber e executar uma produção teatral que seja criativa, envolvente e única.


  • Liderança: Deve ser capaz de motivar e inspirar, promovendo o trabalho em grupo para alcançar uma visão partilhada. Só assim é possível uma produção teatral de qualidade.


  • Gestão de conflitos: Resolver problemas rapidamente e de forma eficaz, com o objetivo de manter o fluxo do processo criativo e superar desafios inesperados. Esta é uma competência obrigatória!


A encenação é uma das áreas de consultoria e coaching one-to-one da Proficoncept!


Licenciado em Animação Sociocultural no ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas - e com vários cursos em formação de atores e teatro, Hélder Gamboa é ator, formador e encenador. Há 30 anos que participa em projetos de televisão e teatro e pode estar ao seu lado para ajudá-lo a despertar ou a desenvolver a arte da encenação.


Por que não entra em contacto connosco para saber mais?

+351 968 450 911

(chamada com custo para a rede móvel nacional)

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page