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Invenções do Contemporâneo 

O pensamento e a estética pela escrita e pelo palco  

a partir dos 16 anos

INSCRIÇÕES ABERTAS

Informações

Duração

20h de Formação

10 aulas de 2h

Horário

Abril a Junho

Inicio a: 5 de Abril

Final a: 7 de Junho

Segundas-feiras: 19:30h às 21:30h PT

70€ p/mês - 140€ total

Local

Formação Online Live

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DESCRIÇÃO GERAL

O método do bio movimento, reúne um conjunto de exercícios que tem por fundamento técnicas do Teatro, Dança, Expressão Corporal, Música, Meditação e Neuro-linguística. Tem como objetivo harmonizar e integrar o corpo, a mente e o espírito. Não tem critérios para idade, género ou biótipo. É uma prática que assenta no conceito de saúde plena e que reflete uma melhoria significativa na qualidade de vida e no desenvolvimento pessoal. Integrador, promove a consciência e o equilíbrio através de exercícios dirigidos que resultam em estratégias de autoconsciência e combate ao stress. Estas técnicas, relacionadas fornecem ferramentas que podem ser utilizadas em práticas individuais ou coletivas. Criado por Valéria Carvalho, bailarina, atriz e cantora, foi iniciado em 2004 após ter dado inicio a projetos de intervenção artística em âmbito social. A sua metodologia obtinha melhorias tão assinaláveis na qualidade de vida das pessoas que passou a ser um objetivo mais fundamental que a realização artística. “Nasce o Bio Movimento, uma técnica pessoal, uma forma orgânica de aliviar o stress, ampliar a consciência, acalmar a mente e fortalecer o corpo”, nas palavras da autora do método. Este, pode ser aplicado para realização pessoal ou como predisposição para qualquer ação em grupo. 

São cumpridas todas as normas reguladas pela DGS, no que respeita à Higiene e Segurança, tanto dos espaços físicos como da interacção entre os formandos e os formadores.

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A QUEM SE DESTINA 

A formação destina-se a todas as pessoas que tenham interesse na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento pessoal.

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DETALHES DA FORMAÇÃO

Formador

Valéria Carvalho

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL :

Artista brasileira, radicada há mais de duas décadas em Portugal,

ficou conhecida do grande público português graças ao seu

trabalho no Teatro, Cinema e Televisão, onde trabalhou como atriz para os

principais canais em telenovelas, séries e talk shows. Aos

quinze anos de idade, ainda no Brasil, na capital de Minas Gerais, Belo

Horizonte, profissionalizou-se como bailarina integrando o corpo de

baile da Companhia de Dança Contemporânea Maurício Tobias, onde também

coreografou inúmeros espetáculos e lecionou aulas de dança até os 21

anos, idade com que imigrou para o concelho de Cascais onde

permanece até os dias de hoje. No ano de 2004 trabalhou como

professora de Teatro e Expressão Corporal no projeto de intervenção

artística na área social “Ampliarte” nos bairros de Outurela e

Navegadores e a seguir no Estabelecimento Prisional de Tires feminino

no projeto “Recriando” em parceria com a terapeuta Assunção Grave.

Em 2018 ingressou no mundo da música e lançou o seu primeiro álbum

intitulado “Rui em jeito de Bossa” onde homenageia os compositores

portugueses Rui Veloso e Carlos Tê. Em digressão pelo país com o

espetáculo de lançamento deste trabalho, Valéria Carvalho prepara

neste momento em estúdio, o seu segundo CD com temas originais que

vai buscar as suas raízes lusófonas: “Panela de Barro”.

Texto de Valéria Carvalho

 

“Como artista profissional, durante muitos anos dediquei-me de corpo e alma às minhas performances e às aulas de teatro e expressão corporal, que dava com muito entusiasmo.

Porém no ano de 2004, comecei a trabalhar em projetos de intervenção artística na área social, e um mundo novo abriu-se diante dos meus olhos.

Tive a oportunidade de perceber que estas atividades melhoravam

substancialmente a qualidade de vida das pessoas e isso passou a ser um objetivo tão importante para mim quanto a realização artística.

Com o passar do tempo, sozinha neste país, com a responsabilidade de criar meu filho, na inconstância desta profissão que escolhi e uma vida completamente preenchida, por vezes sobrecarregada de projetos, sobretudo em televisão, fui desenvolvendo uma prática de “sobrevivência” pessoal com base nas minhas próprias competências artísticas e não só; toda a vida investi em inúmeras formações na área do meu desenvolvimento pessoal (neuro linguística, yoga, alimentação saudável e meditação). Através desta minha rotina pude manter o meu equilíbrio e saúde. Assim nasceu o Bio Movimento, uma técnica pessoal que passei a partilhar inicialmente com meus alunos de teatro e a seguir com todos que buscam uma forma orgânica de aliviar o estresse, ampliar a consciência, acalmar a mente e fortalecer o corpo. “

Conteúdos

Com este curso irás:

Corpo

Auto-massagem e toque:

 

  • Organismo vs plano mental

  • Sentir o corpo

  • Pontos nevrálgicos de dor

  • Emoções e plexo solar

  • Movimentos: zonas de alivio e conforto

Movimento e ritmo :

 

  • Dinâmica corporal com ritmo musical

  • Rotinas diárias e condicionantes do quotidiano

  • Desconstrução de esquemas rígidos

  • Melhoria dos condicionamentos físicos

  • Flexibilidade orgânica física geral

  • Flexibilidade mental : consciência de hábitos corporais, formas diferentes e mais libertas

Corpo

O fluxo dos pensamentos : constante e incessante

 

  • O desequilíbrio do pensamento e o desequilíbrio fisico

  • A poderosa ferramenta de auto-evolução

  • A interrupção de pensamentos recorrentes

  • Relativizar situações e promover soluções

  • Exercícios sensoriais

Meditação guiada : 

 

  • Libertar a energia estagnada e ficar imóvel

  • Descontração

  • Conforto

  • Reforço de pensamentos positivos

  • A energia criadora

  • Aumento do bem-estar, segurança e alegria

Nós não somos os nossos problemas, somos “algo” que tem consciência deles e esse “algo” pode e precisa ser fortalecido” - Valéria Carvalho

 

 

  • Entendimento, consciencialização, disciplina e determinação

  • Pensamentos negativos: reconhecimento e erradicação do sistema mental

  • Estado de paz: a regra e não a exceção

  • Plenitude, fé e gratidão

  • Devolver a responsabilidade do bem-estar a cada um

  • Autonomia na capacidade do retorno à paz interior

Sistema vocal :

 

  • Respiração: fatores de qualidade e fatores de equilíbrio

  • A voz

  • A expressão vocal

A emoção

  • Exploração do aparelho vocal

  • A repressão das palavras no condicionamento social como fator de stress

  • “Acordar” e conferir empoderamento à vibração sonora

  • Harmonizar os centros de energia da voz e facilitar emoções 

Equilíbrio e coordenação motora :

 

  • O jogo das polaridades

  • Postura correta : as dinâmicas do movimento (consciência do centro da gravidade e músculos)

  • Equilíbrio e estabilidade integral do individuo

  • Segurança e domínio dos movimentos

Alimentação :

 

“ Nós somos mais do que comemos, somos o que digerimos” - Valéria Carvalho

 

  • Hidratação

  • Alimentos altamente processados vs Alimentos frescos

  • Quantidades e horários

  • Processo da mastigação de qualidade

  • Importância da digestão e eliminação : processo vital

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O TEU FUTURO COMEÇA AQUI

Tudo o que precisa para iniciar o seu novo percurso

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REQUISITOS MÍNIMOS

Idade mínima 16 anos

Sem outros requisitos

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CERTIFICAÇÃO

Emitimos um certificado oficial de formação profissional com os conteúdos e horas de trabalho realizadas

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CONDIÇÕES PAGAMENTO

PREÇO ESPECIAL

Custo do curso: 140€

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MATERIAL NECESSÁRIO

Computador para assistir às aulas via zoom

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Preço

70€ p/mês - 140€ total

Local

Formação Online Live

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DESCRIÇÃO GERAL

O Guilherme Filipe, convida a uma viagem fantástica sobre as correntes de pensamento e as suas representações poéticas e estéticas, através de grandes exemplos literários e cénicos. São abordadas temáticas como a invenção da Arte como um modelo social idealizado, artes representativas e prestigio social, a pintura e o teatro, a música e o teatro, a representação da mulher no drama e no teatro, a invenção da sociedade pela literatura psicológica e sociológica, a representação dos problemas sociais na literatura e a sua exposição no palco, o naturalismo e o realismo, a invenção da arte ao serviço dos regimes, censura do Estado e estratégias artísticas, desafios do século XXI, política cultural e industria das artes, novas formas de pensamento, espaços urbanos e um novo modelo social, miscigenação das culturas e das artes e tantos outros.

São cumpridas todas as normas reguladas pela DGS, no que respeita à Higiene e Segurança, tanto dos espaços físicos como da interacção entre os formandos e os formadores.

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A QUEM SE DESTINA 

A formação destina-se a todas as pessoas que tenham interesse na arte do contemporâneo e que queiram fazer uma viagem de descoberta através de grandes exemplos literários e cénicos. 

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DETALHES DA FORMAÇÃO

Formador

Guilherme Filipe

FORMAÇÃO ACADÉMICA

Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras Doutor em Estudos Artísticos, ramo Estudos de Teatro Março de 2017 Título da tese: O Gosto Público que sustenta o Teatro: Subsídios para o estudo da vulgarização do pensamento teatral oitocentista em Portugal. 

Mestre em Estudos de Teatro Janeiro de 2008 Título da dissertação: Percursos Itinerantes: A companhia de Rafael de Oliveira (Artistas Associados). 

Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico, Escola Superior de Teatro e Cinema Licenciatura em Formação de atores/ encenadores, com defesa de tese Julho de 1984  

ATIVIDADE DOCENTE

Docente de inglês e alemão, do ensino secundário, entre 1974 e 1985. Em 1976, equiparado a bolseiro, cofundou o English Teaching Group (1976-1979), projeto piloto do Ministério da Educação para o ensino do inglês através do jogo dramático. Na continuação do trabalho em investigação pedagógica, em regime de destacamento no Ministério da Educação, cofundou o Grupo de Comunicação e Teatro (1980-1985), no âmbito da formação de professores em ensino multidisciplinar. 

Desde 2000, vem desenvolvendo atividade como professor no ensino artístico: 

  • 2000-04 - Curso Livre de formação de Atores da Universidade Moderna de Lisboa / TZM produções (interpretação, dramaturgia); 

  • 2005-07 - Curso Livre de formação de Atores da Universidade Lusíada / TZM produções (interpretação, dramaturgia); 

  • 2008-09 - Escola Superior de Teatro e Cinema (interpretação/ 2º ano, seminário de teatro inglês); 

  • 2012-14 - Faculdade de Letras/ Universidade de Lisboa / programa de mestrado em Estudos de Teatro (História do Teatro em Portugal); licenciatura em Estudos Artísticos (seminário de Análise do Texto Dramático); 

  • 2013-15 – Associação Palco Levantado a 2/ Escola de Formação Teatral (interpretação); 

  • 2015-16 – In Impetus (história do teatro); 

  • 2014-19 - Nicolau Breyner Academia (interpretação, dramaturgia); 

  • 2017-18 - Curso Profissional de Interpretação, na Associação Canto Firme - Conservatório de Tomar/ E. S. Jácomo Ratton (História da Cultura e das Artes, Dramaturgia). 

  • 2018-19 - Curso Profissional de Artes do Espetáculo, na Escola Secundária Eça de Queiroz (lisboa) (Movimento, voz, interpretação e dramaturgia) 

 

Desde 2008, vem investigando na área de documentação teatral, enquanto investigador integrado do Centro de Estudos de Teatro (CET), da Faculdade de Letras/ Universidade de Lisboa (FLUL), tendo produzido os ensaios e artigos . Em 2014-15, integrou o grupo de investigadores do projeto Vida Cultural em Cidades de Província. Espaço público, sociabilidades e representações (1840 – 1926), do Centro de Estudos Geográficos (CEG/ FLUL), dirigido pela Doutora Maria Alexandre Lousada (FCT). Em 2017-18, colabora, como investigador do CET/ FLUL, no projeto editorial de “Cultura e Prática Teatral Luso-Brasileira”, dirigido pelo Doutor Walter Lima Torres, do Departamento de Estudos Teatrais, da Universidade Federal do Paraná (reedição das obras de Manuel de Macedo e de Augusto de Mello); e no projeto de “Teatro Proibido e Censurado no século XIX em Portugal ”, dirigido pelo Doutor José Camões (CET/FLUL). 

Ensaios/ artigos :

  • Às voltas com o Teatro I – A tradição itinerante. 2020. Bookmundo.pt 

  • Às voltas com o Teatro II – Os últimos atores ambulantes em Portugal. 2020. Bookmondo.pt. 

  • “O Breve Compêndio da Arte Scenica ou Arte de Declamar e a vulgarização de uma ciência de palco”, em Sinais de Cena, 2018. 

  • Estética Teatral: essa ciência à flor da pele , 2017, Academia.edu, 

  • A vertigem da consciência ou o teatro no teatro em alguns exemplos portugueses. 2017, Academia.edu,

  •  “A subtil preservação da memória ”, revista CACAO, 2015, 

  • “O texto e a cena através de Búfalo” (prefácio à obra dramática de Alexandre Tavares/ Diogo Tavares, Buffalo, 2015, 

  • “Teatro e sociedade provincial: marcos de um polissistema cultural”, em Maria Alexandre Lousada, Atlas da Vida Cultural em Cidades de Província. 

  • Espaço público, sociabilidades e representações (1840 – 1926), 2014 (projeto PTDC/CSGEO/100726/2008; FCT) [inédito], 

  • “Um Arquivo Histórico enquanto baú de memórias”, revista Politecnia, nº 28, 2014. 

  • “Memoráveis actores”, em Maria João Brilhante (org.), Sete olhares sobre o Teatro 4 da Nação, 2014, 

  • “Quando as revistas eram do ano”, em Sinais de Cena, nº18, 2012, 

  • “O teatro na cultura regional urbana”, em O percevejo, Unirio, 2012, 

  • “Sentinelas perdidas da arte dramática” , em Maria Helena Werneck/ Ângela Reis (org.), Rotas de Teatro entre Portugal e Brasil, Rio de Janeiro, 7Letras, 2012, 

  • “Considerações sobre uma ideia de teatro popular” , em David Casimiro, Auto da Criação do Mundo ou Princípio do Mundo, Mogadouro, 2012, 

  • “Entre Wesker e Valentina – Uma ideia de Cozinha”, em Manuela Carvalho [org.], Depois do labirinto: Teatro e tradução, Vega, 2012, 

  • “O paradoxo de Fialho: uma ‘radiografia’ ao teatro finissecular” [ comunicação apresentada no Congresso Internacional Portugal no Tempo de Fialho de Almeida (1857 – 1911), em 2011] [inédito], 

  • “Actores errantes de Oitocentos”, em Sinais de Cena, nº12, 2009. 

 

ATIVIDADE ARTÍSTICA PROFISSIONAL

 

Teatro: Como ator profissional, estreou-se no Teatro Aberto , em Orpheu. Em1984, ingressou no Teatro Nacional D. Maria II, onde fez 3 espetáculos Regressou a este teatro em 2000, para integrar o elenco de Real Caçada ao Sol. Apresentou-se em leituras cénicas de obras poéticas. Tem na sua carreira mais de 20 espetáculos de teatro, entre eles Pílades, À Procura da Tragédia, Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, respetivamente. Em 1986, cofundou a companhia Persona - Teatro de Comédia, C.A.R.L, que dirigiu até 1991. Encenou, interpretou, e concebeu cenários e figurinos para espetáculos como O Barbeiro de Sevilha,  Auto da Índia e d'Outras Andanças e Lusitânia, Anfitriões, Circo dos 5 Desenganos, Trocam-se Mulheres, Máximo Sigilo,  As pulgas,  e Desimaginação. Em 1988, a sua encenação de Anfitriões foi nomeada para o Prémio Garrett, da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2000-01, regressou ao teatro, como ator, na peça Fidelidades e, como encenador, em As Alegres Comadres. Em 2003, integra o projeto de reflexão sobre o efeito da televisão na sociedade, 2X2X2=TV, coencenando e interpretando as peças O Animador, e Share38. Entre 2006 e 2010, trabalhou na Dramax, nas peças Miss Daisye , Hedda Gabler e Uma história de dois. Em 2014, interpreta Hotel Bilderberg. Em 2016, integra o elenco de A Noite da Liberdade. Em 2017, integrou o elenco de Nathan o Sábio. 

 

Cinema: No cinema, tem trabalhado em coproduções internacionais francesas, espanholas e alemãs, com realizadores como Claude Guillemot (La Brute), Samuel Fuller (Street of no return), Bertrand Tavernier (La fille de D’Artagnan), entre outros. Em Portugal, foi dirigido por realizadores como Ana Luísa Guimarães (1992, A Nuvem), Jorge Silva Melo (1993, Coitado do Jorge), Fernando Lopes (1993, O Fio do Horizonte), Eduardo Geada (1994, Passagem Por Lisboa), Teresa Villaverde (1998, Os Mutantes), João Mário Grilo (2000, A Falha), Maria de Medeiros (2000, Capitães de Abril), Luís Filipe Rocha (2001, Camarate) e António-Pedro Vasconcelos (2015, Amor Impossível). 

 

Televisão: Ator regular na televisão, estreou-se na série Mátria (1984), de Natália Correia e realização de Dórdio de Guimarães (RTP1), a que se seguiu uma longa série de trabalhos em seriados, telefilmes e telenovelas. Em 2018, integrou o elenco da série Madre Paula (RTP1), de Patrícia Mueller, com direção de Tiago Rodrigues. 

 

Como autor para teatro 2016: Dizem que os milagres existem. Episódio dramático, em 1 ato. Coescrito com Fábio Ferreira, a partir de Coração Frágil, de F. Dostoievski. Estreou na Comuna – Teatro de Pesquisa (Sala das novas tendências), em 15 de setembro, com encenação sua. 

Conteúdos

Com este curso irás:

  1. O espírito do tempo – a invenção da Arte como visão de um modelo social idealizado:

 

  • O Homem como medida de todas as coisas. 

  • Arte e transcendência. 

  • O pensamento filosófico e a sua representação pela escultura e pelo teatro. 

  • A construção de uma matriz de modelos de pensamento europeus. 

  • A Pintura e o Teatro. 

  • A Música e o Teatro.

4 . A invenção da Arte ao serviço do Regime:

 

  • O jogo de gato e rato entre a censura do Estado e a rebeldia dos artistas. 

  • Portugal periférico, mas não pobre de espírito. 

  • Como tornear a censura pela escrita criativa. 

  • A atuação da Revista em Portugal. 

  • Intelectuais atentos e a lição cultural europeia: os fantasmas de Pirandelo e Brecht, e outros proscritos. 

  • A geração do pós-Grande Guerra II.

2 . A invenção do Homem moderno:

 

  • Humanismo e humanidade. 

  • Artes representativas e prestígio social. (a) 

  • A sociologia da cultura palaciana. 

  • O aparecimento dos modernos actores profissionais e as primeiras companhias. 

  • A sociologia da cultura burguesa. 

  • A representação da ascensão social oitocentista: o papel da mulher na família e em sociedade. 

  • A educação da mulher pela literatura e pelos jornais. 

  • A representação da mulher no drama e no teatro.

5 . E agora, que falta inventar? 

  • Os desafios do século XXI – Novas formulas para velhos modelos. 

  • Política cultural e indústria das artes: qual o futuro? 

  • Novo modelo de sociedade – o espaço urbano – as formas de entretenimento. 

  • Novas formas de pensamento, novos modos de contar histórias, novas modalidades de representar em palco. 

  • A miscigenação das culturas e das artes

3 . A invenção da sociedade pela literatura psicológica (naturalismo) e pela sociológica (realismo): 

 

  • Visões romantizadas e visões pragmáticas. 

  • Política e comportamentos sociais. 

  • O século das Artes e da Técnica. 

  • A representação dos problemas sociais na literatura e sua exposição pelo palco: obras exemplares de cultivação do espírito e formação do gosto público. 

  • Obras de divulgação técnica: manuais e almanaques.

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REQUISITOS MÍNIMOS

Idade mínima 16 anos

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CERTIFICAÇÃO

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HIGIENE E SEGURANÇA

A Proficoncept e os seus parceiros prezam acima de tudo a segurança de todos os seus formandos. O uso de máscara  é obrigatório em todas as formações presenciais, os materiais reutilizáveis imprescindíveis às formações são desinfectados após o uso individual e os locais de formação são desinfetados. A Proficoncept providencia o material de proteção e desinfeção necessário.