Um profissional de excelência em vendas!




Um verdadeiro mestre na sua área! Não é o desejo de cada profissional? Em vendas, mais propriamente, no atendimento ao cliente, há uma forte componente da intuição e foco no relacionamento. Todavia, como em qualquer área de negócio, vamos afinando os nossos instrumentos de trabalho, munindo-nos de técnicas e “best practices” com resultados comprovados.


A experiência pode ser protagonista, mas a procura de um conhecimento mais aprofundado é determinante para chegar mais longe. Quer ser um profissional de excelência no atendimento ao cliente? Pode começar por ler este texto. Temos boas dicas para si!


Vendas olhos nos olhos


Não há dúvidas de que as vendas digitais assumem uma importância cada vez maior na sociedade atual. Os produtos e serviços estão focados em tecnologia e digitalização, havendo a tendência de automatismo a todos os níveis. O aspeto personalizado da venda está a perder para o lado global e impessoal e a verdade é que os negócios adaptam-se crescentemente a esta realidade.


Sabia que?
Em agosto, em São Francisco, na Califórnia, foi inaugurado o restaurante Mezli - o primeiro restaurante totalmente robótico do mundo.
"Os clientes podem combinar os ingredientes para personalizar seu prato, o que resulta em mais de 60 mil opções possíveis. E para mudar um cardápio de comida mediterrânea para outro de refeições indianas basta uma atualização do software." Todo o artigo aqui.

Embora pareça assustador, o caminho pode vir a ser este. Por outro lado, e como combinar o melhor dos dois mundos é sempre uma boa opção, a maior parte dos consumidores continuam a valorizar um atendimento personalizado, com rigor e compromisso. E a tecnologia é sempre um ótimo suporte para quem vende e compra!

Uma venda olhos nos olhos é feita por um vendedor eficiente:

  • Aquele que é proativo;

  • Um profissional que conhece bem a sua marca e consegue tirar dúvidas aos seus clientes;

  • Aquele que atende com respeito;

  • Educação é um requisito obrigatório;

  • Um atendimento ao cliente faz-se com empatia, colocando-se no lugar do outro;

  • Não pode haver discriminação entre clientes, valorizá-los sempre de igual forma é ponto assente;

  • Fazer uma escuta ativa é determinante;

  • Uma boa apresentação e uma boa impressão – o duo de sucesso! Um sorriso no rosto, uma postura adequada e disponibilidade é a receita certa para um cliente feliz.



E quanto aos serviços de atendimento e suporte ao cliente?





De que maneira um bom serviço de atendimento e suporte pode alavancar o seu negócio?

Mostramos-lhe aqui alguns números* que nos dão uma resposta imediata ao que perguntamos:


  • 79% dos clientes afirmam que estão cada vez mais exigentes com o atendimento;

  • 95% dizem que, ao contactar um serviço de apoio ao cliente, partem do princípio que o operador já sabe os seus dados e histórico de relação com a empresa;

  • 97% acreditam que é muito positivo solicitar e aceitar os feedbacks dos clientes;

  • 90% acham que é um bom trabalho a empresa contactar o cliente para informar sobre os seus novos produtos e serviços;

  • 88% creem ser muito importante a prontidão de resposta às suas questões, através das redes sociais.

*segundo o relatório 2017 State of Global Customer Service Report, da Microsoft, no Brasil.


Não há dúvidas de que existe uma repercussão financeira efetiva quando um cliente se sente bem tratado! Um cliente insatisfeito difama rapidamente uma empresa e a exposição, hoje em dia, é tão mais facilitada e acelerada que, num clicar, todos saberão!


Mostrar valor na resolução de problemas, estudar bem os benefícios dos seus produtos e serviços, focando-se na comunhão que estes têm com as necessidades e desejos do seu cliente, ouvir ativamente a dor do cliente, compreender… Podem parecer atitudes e técnicas básicas, mas requerem formação e um conhecimento atento e atualizado.


É por isso que a Proficoncept tem a área de “Vendas e Atendimento” no seu portefólio de Consultoria e Coaching. Porque ouvimos o nosso cliente, sabemos quais são as suas necessidades e queremos ajudá-lo a obter resultados!


Diferentes contextos de venda, Play Roles, desenvolvimento de competências, atingir o diferencial competitivo em ambiente comercial, a persuasão como influenciador na decisão de compra…. Vai poder explorar e trabalhar estes e outros tópicos com o nosso consultor José Quadros, professor universitário, formador e Diretor de Estudos e Desenvolvimento Profissional na Escola de Comércio de Lisboa.


Conheça esta e outras áreas de Consultoria e Coaching One-to-One Proficoncept aqui.

Todos juntos, somos a Proficoncept.



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