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Técnicas na gestão de stresse

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Antes da pandemia, o stresse já era considerado a epidemia do século. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o stresse atinge cerca de 90% da população mundial, sendo, sem dúvida, uma alavanca para outras doenças e fragilidades. Dores de cabeça constantes, enxaquecas, dores musculares, problemas de pele, insónia, cansaço acentuado, aumento da pressão arterial, de peso, ansiedade, crises de pânico e até depressão podem ser sintomas de níveis de stresse muito elevados.



A anatomia do stresse


Falamos sempre de stresse como algo que está sobretudo associado ao foro neurológico. Mas todos sabemos que toda a tensão associada tem consequências no equilíbrio do corpo humano. Essa tensão insistente leva a alterações fisiológicas, aumentando, por exemplo, a adrenalina no sangue. Daqui resulta a instabilidade dos sistemas metabólicos, a vários níveis, provocando as mais diversas carências imunológicas.

É muito comum cruzarmo-nos com pessoas, cada vez mais, irrequietas, exaustas, com baixa autoestima, centradas num mundo virtual que, apesar de global, é muito isolado. O nosso comportamento e modo de interagir e atuar socialmente tem tendência a tocar nos extremos. A insatisfação é comum e a falta de motivação também.


Sabe o que é o burnout?


Segundo o Serviço Nacional de Saúde, o burnout é um “estado de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma atividade profissional”. É também conhecida como stresse profissional. Sem a prática de gestão de stresse, são muitas as pessoas que atingem este estado de limite. Dificuldade de concentração, lapsos de memória constantes, confusão mental, maior lentidão na execução de tarefas, decréscimo da criatividade, pensamentos persistentes relativamente ao trabalho são alguns dos sintomas.


É, neste contexto, que surgem as abordagens no sentido de garantir a saúde e bem-estar físico e psicológico. Criar uma harmonia entre o lazer e o trabalho, entre a vida pessoal e profissional é o caminho para uma gestão de stresse bem-sucedida, onde se integra um estilo de vida saudável, com boa alimentação, exercício físico regular, sono equilibrado…



Diga não ao stresse!


Existem várias formas de poder lidar com o stresse ou simplesmente evitá-lo. Às vezes, basta tirar uns dias para si para recuperar forças e imunidade, noutros casos, temos de recorrer a rotinas que nos garantem bem-estar e saúde. Aqui ficam as dicas de algumas práticas que podem ajudar a gerir alturas de maior agitação física e emocional:


- Evite cafeína, álcool e nicotina.


- Mantenha uma alimentação saudável.


- Faça exercício físico com regularidade.


- Durma mais e com melhor qualidade.


- Pratique técnicas de relaxamento e respiração.


- Não se isole, converse, partilhe, saia, divirta-se.


- Escrever pode ser um bom desabafo.


- Planeie bem o seu tempo.


- Diga não a tarefas que não consegue cumprir.


- Descanse sempre que puder.


- Experimente meditação, mindfullness e biomovimento.



O que é o biomovimento?


O método do biomovimento reúne um conjunto de exercícios que tem por fundamento técnicas do Teatro, Dança, Expressão Corporal, Música, Meditação e Neurolinguística. Bailarina, atriz e cantora, Valéria Carvalho, criou este método em 2004, após ter dado início a projetos de intervenção artística no âmbito social, onde comprovou a eficácia da sua metodologia na melhoria de qualidade de vida das pessoas.

Harmonizar e integrar o corpo, a mente e o espírito – é o grande objetivo! É uma prática que assenta no conceito de saúde plena e que reflete uma melhoria significativa na qualidade de vida e no desenvolvimento pessoal.


Integrador, promove a consciência e o equilíbrio através de exercícios dirigidos que resultam em estratégias de autoconsciência e combate ao stresse. Estas técnicas relacionadas fornecem ferramentas que podem ser utilizadas em práticas individuais ou coletivas.


“Como artista profissional, durante muitos anos dediquei-me de corpo e alma às minhas performances e às aulas de teatro e expressão corporal, que dava com muito entusiasmo. Porém, no ano de 2004, comecei a trabalhar em projetos de intervenção artística na área social, e um mundo novo abriu-se diante dos meus olhos. Tive a oportunidade de perceber que estas atividades melhoravam substancialmente a qualidade de vida das pessoas e isso passou a ser um objetivo tão importante para mim quanto a realização artística.”Palavras de Valéria Carvalho que é a Consultora Proficoncept em biomovimento e gestão de stresse.




No site da Proficoncept, encontra toda a informação de que precisa para dar o passo seguinte! Entre em contacto connosco, porque queremos ajudá-lo na gestão de stresse, com uma componente criativa, que eleva o seu estado de espírito, experimentando as melhores técnicas!



Por que não nos contacta? Nós contamos-lhe tudo!

+351 968 450 911

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