top of page

Os grandes Protagonistas em Formação

Atualizado: 20 de jul. de 2023



No inesgotável processo de aprendizagem, o papel do formador determina o sucesso de qualquer formação. Por mais que falemos de conteúdos extraordinários e interessantes, se o seu professor não conseguir transmiti-los de forma autêntica e inspiradora, muito provavelmente, vai falhar. Não haverá impacto no formando, não se vislumbra progressão e crescimento. É preciso conquista, sem descurar método e alguma ousadia e inovação na famosa relação de win-win que é formar alguém. Há, sem dúvida, uma hierarquia de conhecimento, mas tem de haver benefícios para ambos e a relação entre formador e formando pode ser uma verdadeira parceria.



Mas, afinal, como se define o conceito de Formador?


O formador é um facilitador no processo de aprendizagem, fornecendo instruções, orientação e apoio aos seus formandos. Como em todos os processos, há diferentes fases, desde o desenvolvimento dos programas e conteúdos à avaliação do progresso dos alunos e a medição da eficácia dos métodos de transmissão de conhecimento. Mas, na realidade, esta missão é muito mais abrangente. A par de um veículo de conhecimento, conta-se com a ajuda no desenvolvimento de competências e o atingimento de determinados comportamentos e atitudes.



Podemos enumerar as “best practices” de um formador?


Há sempre boas práticas que podem alavancar qualquer profissão. Para um formador ser bem-sucedido nos seus objetivos profissionais, podemos destacar:


1. Preparação: A preparação é chave em qualquer campo profissional e pessoal. Os formadores devem estar sempre bem familiarizados com os conteúdos, com o seu público e o ambiente da formação.


2. Envolvimento ativo: aliar as componentes teórica e prática é fulcral! Atividades interativas, discussões e exercícios têm de fazer parte do alinhamento.


3. Personalização: Quando não estamos em ambiente de coaching one-to-one ou explicação individual é difícil ter este nível de personalização. Mas é determinante adaptar os métodos e conteúdos às necessidades do grupo, usando as técnicas apropriadas.


4. Clareza e Simplicidade: saber comunicar pode ser apenas isto! Com clareza e simplicidade, consegue transmitir os conteúdos a todos. Os exemplos são ótimos suportes neste contexto.


5. Avaliação: Com as técnicas de avaliação também se está a medir os resultados da performance do formador. Se o trabalho do formador não for bem feito, não haverá bons resultados.


6. Inclusão: Promover um ambiente inclusivo que respeite a diversidade e promova a participação igualitária é um dos aspetos mais importantes. Até porque somos sempre todos aprendizes e diferentes pessoas é sinónimo de diferentes abordagens sobre as temáticas e a realidade.


7. Incentivo: Saber motivar e inspirar os formandos é meio caminho para conseguir ter sucesso na formação. Os feedbacks construtivos ajudam a permanecer no caminho certo.


8. Melhoria Contínua: Avaliar e melhorar continuamente os métodos e conteúdos da formação devem fazer parte do percurso de qualquer formador.



A emoção e o formador


É muito difícil não haver envolvimento emocional num contexto de formação.

Espera-se que um formador seja um apaixonado pelo tema da formação, que traga energia para o ambiente e partilhe o seu entusiasmo pela matéria. Isto tudo, só por si, pode contribuir para uma melhor experiência para o formando.

Obviamente, quando falamos de envolvimento emocional é neste sentido. Trazer emoção para a cena e não ser apenas um narrador “aborrecido”. Mas, há sempre que manter a objetividade e a imparcialidade e evitar que suas opiniões pessoais influenciem negativamente o quadro formativo. Distanciamento emocional também é muito importante!



O formador é um líder?


Sim, um formador pode ser considerado um líder. O papel de um formador envolve orientar, instruir e motivar os formandos. Estes são também elementos-chave de liderança. Um formador deve ter uma compreensão clara dos objetivos de aprendizagem e ser capaz de comunicar efetivamente essa informação aos alunos. Ao usar métodos de instrução eficazes, fornecer feedback e suporte e criar um ambiente positivo, vai inspirar e capacitar os formandos a atingir os seus objetivos.



Os principais ensinamentos em frases célebres


E são os grandes líderes em cada uma das áreas, os grandes mestres que imortalizam frases transversais a gerações:


"A única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que faz." - Steve Jobs

“O único limite para nossa realização de amanhã serão nossas dúvidas de hoje." - Franklin D. Roosevelt

"A única verdadeira sabedoria é saber que nada sabe." - Sócrates

Na Proficoncept, os formadores são verdadeiros mestres na sua arte! Experiência, reconhecimento e prazer em partilhar o seu know-how faz parte da nossa missão formativa. Artes performativas, escrita, música, desenvolvimento pessoal. Há uma equipa com os melhores que vão formar a próxima geração de atores, de músicos, de artistas plásticos, escritores… Há uma escola de emoção e partilha que espera por si!



Já conhece as nossas formações? E o nossos formadores?



Por que não nos contacta? Nós contamos-lhe tudo!

+351 968 450 911

(chamada com custo para a rede móvel nacional)



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page