top of page

Mindfulness em tempo de férias?

Atualizado: 20 de jul. de 2023




Em começo de verão, há algo que ocupa a mente de cada um de nós com muita determinação: vem aí as férias! Um ano de espera para o grande momento pode deixar-nos ansiosos, mas não é só num contexto de ansiedade e stresse que o mindfulness tem a forte capacidade de ajudar-nos. O verão é uma época em que muitas pessoas aproveitam para relaxar, desfrutar de atividade ao ar livre e se ligar-se à natureza, com família e amigos. A prática de mindfulness pode complementar essas experiências de várias maneiras, sempre com muita positividade!



Mindfulness – receita para o verão


Sendo uma prática que trabalha a atenção plena no momento presente, cultivando uma consciência sem julgamentos dos pensamentos, sensações físicas e emoções que surgem, a prática de Mindfulness pode tornar o seu verão ainda melhor:


Apreciar cada momento: O verão é uma estação vibrante, repleta de cores, cheiros e sons únicos. Ao praticar mindfulness, pode realmente saborear esses momentos, estar presente e apreciar plenamente a beleza à sua volta. Isso ajuda a aumentar a gratidão e a sua satisfação geral para com a vida.


Redução do stresse: Embora o verão seja uma época de relaxamento e diversão, não deixa de ter algum tipo de stresse associado. Viagens, muitos encontros sociais e muitas saídas à noite não se traduzem em descanso, pois não? A prática de mindfulness ajuda-o a concentrar-se apenas no momento presente, sem preocupações passadas ou futuras. Isso promove, sem dúvida, uma sensação de calma e relaxamento.


Ligação à natureza: Durante o verão, muitas pessoas aproveitam para passar mais tempo ao ar livre, seja na praia ou no campo. Ao praticar mindfulness durante essas atividades, vai conseguir estreitar efetivamente e de forma mais profunda a relação com a natureza. Sensações e constatações que antes eram consideradas banais passam a ter outra dimensão e uma importância única. A sensação da brisa no rosto, o som dos pássaros ou a textura da areia sob os nossos pés – estes são apenas alguns exemplos de como a relação com a natureza tem efeitos positivos na nossa saúde mental e emocional.


Autocuidado: O verão é a altura do ano em que as pessoas tendem a cuidar mais de si mesmas, seja através de atividades físicas ao ar livre, de uma alimentação mais leve e saudável ou de um descanso adequado. A prática de mindfulness pode também ser integrada nestes momentos de autocuidado, ajudando-o a concentrar-se em pleno nas sensações do corpo, nas escolhas alimentares conscientes e no relaxamento. Isso vai fortalecer a sua consciência sobre o seu bem-estar, promovendo um estilo de vida equilibrado.


Há forma melhor de aproveitar ao máximo os dias cheios de sol?



Como será estar, efetivamente, presente nos seus dias?


As práticas e técnicas de mindfulness são muito importantes na promoção do nosso bem-estar físico e psicológico… Durante todo o ano!



• Aumento da autorregulação emocional

• Aumento de competências sociais e profissionais

• Diminuição da ansiedade em geral

• Diminuição de estados depressivos

• Aumento da sensação de calma, relaxamento e autoaceitação

• Aumento da autoestima

• Aumento da qualidade do sono



Estes são alguns benefícios que pode retirar da capacidade de atenção plena ao presente. Estar num estado de perceção ativa e consciente vai ser uma mais-valia para o nosso corpo e para a nossa mente. Dores crónicas, toxicodependência, transtornos de ansiedade, burnout e depressão podem ser tratados com a ajuda dos métodos e rotinas de Mindfulness!


Marta Lopes é psicóloga e facilitadora de intervenções baseadas em Mindfulness (Programa de Redução de Stresse baseado em Mindfulness – MBSR). Tem um percurso profissional muito enriquecedor, que vai desde a Terapia Familiar à Mediação de conflitos, do Coaching de vida e parental ao envolvimento em projetos de inclusão social e escolar. É formadora em diversas áreas do desenvolvimento pessoal e social. O contacto com o Mindfulness foi um ponto de viragem na sua vida pessoal e, posteriormente, na sua vida profissional.



Na Proficoncept, Marta Lopes é formadora e Coach em Mindfulness e Mindfulness na Parentalidade.


Conheça estas e outras áreas de consultoria e coaching-one-to-one aqui https://www.proficoncept.pt/consultoria-proficoncept


Entre em contacto connosco para saber mais:

+351 968 450 911

(chamada com custo para a rede móvel nacional)


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page