Candidatura de um projeto artístico a financiamento – Uma proeza?




Pode ser uma verdadeira jornada, mas é o seu projeto, o seu futuro e, certamente, um contributo relevante para o panorama artístico e cultural português.


Desenvolver um sistema organizado de tarefas e etapas, em que as vertentes administrativa e burocrática também assumem destaque, pode ser uma grande “dor de cabeça”, mas não deixa de ser também um desafio. Para as mentes mais criativas e muito ágeis em imaginação, é, certamente, um passo maior!


Mas, o seu projeto artístico precisa de financiamento para sair da gaveta, certo? Então, não há volta a dar! Tem mesmo de saber elaborar uma candidatura bem estruturada e alinhada com vários requisitos.


A criação artística


No seio da criação artística são valorizados os conceitos de criatividade e arte. Há todo um processo de desconstrução do que recebemos da realidade, onde a relação com o mundo imaginário é fomentada. Na revelação da arte já entra a sensibilidade, a sedução, a beleza. É, sem dúvida e acima de tudo, comunicação ou até mesmo uma linguagem, se quisermos ser mais audazes.


A arte em citação


“Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte.”
Johann Goethe

“A arte começa onde a imitação acaba.”
Oscar Wilde

"A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são."
Fernando Pessoa


O conceito de criação artística, altamente discutido ao longo da história por filósofos e diferentes abordagens estéticas, engloba várias artes, desde as mais tradicionais até às mais modernas e contemporâneas:


- Pintura

- Arquitetura

- Escultura

- Literatura

- Música

- Dança

- Teatro

- Cinema

- Fotografia

- Obra Digital/ Computacional


Tendo como ponto de partida a sua ideia, agora, vamos lá elaborar uma candidatura do seu projeto artístico a financiamento! Já sabe que tipo de financiamento e a que instituição ou organismo pode pedir?


Tipos de financiamento Público


No enquadramento público, podemos enumerar os seguintes tipos de financiamento:


Internacional


Trata-se de fundos geridos por organismos internacionais ou através de Estados membros destes mesmos organismos ou entidades responsáveis pela sua gestão. Ex: fundos da UNESCO ou da União Europeia.


Nacional


Financiamentos, incentivos ou isenções atribuídos pelo Estado aos projetos artístico-culturais.


Regional e Local


Incentivos, financiamentos ou apoios dados pelas Câmaras Municipais, delegações dos Ministérios da cultura ou outros.

Regra geral, este tipo de financiamento obedece a legislação específica e a sua atribuição é limitada. As candidaturas possuem prazos rigorosos entre a sua data de publicação e a data limite de apresentação. O mais comum é a candidatura ser feita em Portal digital.


E quanto ao projeto propriamente dito?


O quê? Para quê? Como? Porquê? Para quem? Quando?

A elaboração da descrição sumária do projeto é de extrema relevância para se conseguir logo a ideia que está na base de todo este trabalho. Com esta primeira parte de apresentação de projeto, vai definir os objetivos gerais e específicos. A partir daqui, com a aquisição do conhecimento nos vários domínios que uma candidatura abrange, vai começar a estruturar:


- O cronograma

- O impacto orçamental

- O plano de gestão

- O plano de comunicação

- O Plano de análise e avaliação e resultados


Conselhos finais


Coerência, objetividade e relevância são 3 pilares de uma boa candidatura. A criatividade é sublime, mas não basta ter uma boa ideia. Têm de haver sólidas contrapartidas, do ponto de vista social, institucional e ambiental. E o seu plano tem de ser sustentável e tem de ser concebido com visão de futuro. Para finalizar: eleja uma boa equipa e trabalhe com espírito de equipa. No centro de tudo, estão sempre as pessoas!


Já conhece a formação Proficoncept “Elaboração de projetos artísticos para Financiamento”?


Luísa Caiano, consultora, coacher e formadora de projetos financiados, vai ajudá-lo a elaborar uma candidatura robusta, abordando os conceitos numa linguagem simples e acessível. Tudo aqui.





Todos juntos, somos a Proficoncept.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo