É mais do que uma voz

Assim como não basta ter uma boa voz para saber cantar, um locutor profissional também precisa de agregar capacidades, técnicas e competências para fazer a sua carreira chegar mais longe!



Neste artigo, vamos explorar um pouco o tema da locução. Dicas e conselhos, técnicas e cuidados que deve ter com a voz fazem parte da agenda. Leia até ao fim e fique a saber qual pode ser o seu verdadeiro alcance vocal!


A voz – retrato físico


A voz faz parte da nossa identidade, é, de facto, como uma impressão digital.

Fazendo uma abordagem mais física desta nossa capacidade de emitir sons, podemos começar por dizer que a voz é produzida através da vibração das cordas vocais. A matéria-prima da voz é o ar. Este entra pela boca e pelo nariz, chegando aos pulmões. Ao expirar, o ar sai dos pulmões e passa pela laringe onde se localizam as cordas vocais. Com a passagem do ar, estas aproximam-se e vibram e, assim, é produzido o som. Este é depois amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz) e articulado na cavidade oral, através dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula. Conhecia este circuito de produção, amplificação e articulação do som que resulta na voz?


On Air





Vejamos um exemplo flagrante de como a voz na rádio tem um poder incrível!


Invasão de Marcianos na Rádio
No dia 30 de outubro de 1938, os Estados Unidos da América foram invadidos por extraterrestres, uns marcianos com o intuito de dizimar a população. Pelo menos, foi assim que quase um milhão de pessoas percebeu o que estava a ouvir na rádio CBS. Houve pessoas que tentaram fugir de carro pelas autoestradas, outras pediram ajuda à polícia e até há registo de casos mais trágicos. Na realidade, estas pessoas não ouviram a primeira parte em que a companhia “Mercury Theater” de Orson Welles introduzia uma peça de teatro radiofónica, inspirada no livro de ficção científica “A Guerra dos Mundos” de H.G Wells e que narra uma invasão marciana na Terra.

Mas o uso da voz profissionalmente ultrapassa o contexto da rádio. Para além dos cantores, atores e dobradores, a voz em locução tem uma abordagem muito mais lata. Enumeremos aqui as mais frequentes áreas de atuação:


  • Locução comercial e publicitária

  • Locução Institucional

  • Locução para E-learning

  • Locução para áudio tours

  • Locução de contos infantis

  • Locução de áudio livros

  • Locução para atendimento telefónico


Se o seu desejo é ser locutor profissional, sinta-se à vontade para passar de rubrica em rubrica, sabendo adaptar a sua voz a cada tipo de comunicação. Facilmente, passará de apresentador a vendedor, de entrevistador a contador de histórias. Tem, de facto, de ter a versatilidade para poder encarnar as várias personagens.


E é neste passeio pelos diferentes ambientes que a sua voz ganha mestria. É tudo uma questão de técnica e experiência, sem nunca descurar determinados aspetos essenciais.


Um locutor profissional deve ter especial atenção…


- À dicção: é imprescindível conseguir formular um discurso foneticamente claro e preciso;

- À modulação de tom e intensidade da voz: uma adaptação de acordo com tipo de texto a ser comunicado;

- Ao ritmo da fala: muito importante nas dobragens, por exemplo. Quando há a tradução de outra língua, há todo um trabalho para adaptação do ritmo da fala à versão original.

- À saúde da sua voz: é muito importante cuidar da sua voz! Nunca é demais valorizar esta questão. Afinal de contas, sem uma voz em perfeitas condições não vai conseguir potenciá-la, fazendo uso de toda a técnica que conhece e adquire com a experiência.


Cuide da sua Voz


Para além de beber muita água, evitar correntes de ar e ter cuidado com a ingestão de alguns alimentos e bebidas, é muito importante aquecer a voz antes de usá-la em contexto profissional.

Antes de começar, o ideal é fazer exercícios para voz! E o aquecimento faz parte! É essencial aquecer a voz, bem como a musculatura do rosto e a língua.


1. Aqueça a Língua

2. Coloque um lápis entre os lábios e soletre:

Pra Tra Cra Bra Dra Zra Fras Sra Chras

Pla Tla Cla

Bla Dla ZlaF

la Sla Chla

3. Estale a Língua

4. Vibre os Lábios

5. Faça Exercícios de Respiração


Já conhece a formação de Locução da Proficoncept?



Nesta experiência formativa, vai poder explorar todas as vertentes envolventes, com os melhores formadores - Rui Baeta, Rita Alagão, João Lobato de Faria e a atriz/locutora convidada Carla Chambel! A sua voz estará em destaque e vai conseguir usá-la da melhor maneira!


A melhor demo de cada formando terá pós-produção áudio e ser-lhe-á entregue no final da formação, para divulgação e promoção do seu trabalho.


O melhor registo individual ficará inscrito no banco de vozes de um estúdio de locução.

Saiba tudo aqui.


Também possuímos o serviço de consultoria e coaching nesta área!


Todos juntos, somos a Proficoncept.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo